Cultura

Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo abre a Semana da África com o Cortejo da Murta neste domingo, 19 de maio

A Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo (AABM) vai abrir a III Semana Amapá África Amazônica com o ‘Cortejo da Murta’, devido coincidir com a murta da Santíssima Trindade – Ciclo do Marabaixo. O evento que visa promover a manifestação cultural amapaense e o intercâmbio ocorre no próximo domingo, dia 19 de maio, com uma caminhada que começa às 14h em frente à Casa do Artesão e segue até a Catedral Histórica de São José. Grupos de Marabaixo farão a abertura e acompanharão todo percurso cantando e dançando.

De acordo com o presidente da Academia de Batuque e Marabaixo, Dô Sacaca, toda a sociedade amapaense está convidada, além dos grupos de marabaixo, capoeira, hip hop, tradição de Matrizes Africanas, alunos das escolas públicas que confirmaram a participação.

“Bem como as instituições da sociedade de civil organizada e comunidades quilombolas para que juntos possamos realizar mais uma belíssima programação”, convidou.

A Amazônia amapaense tem a sua herança traçada nos saberes tradicionais e nos costumes, são identidades afroamazonidas que perpassam de geração em geração. Por isso o Cortejo da Murta será uma das manifestações culturais que será destacado na abertura da III Semana Amapá África Amazônica, por toda a sua ‘ancestralidade’.

Como sinal de respeito, o Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), Ezequiel Costa, irá recepcionar, simbolicamente, os participantes da procissão, bem como na Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá (OAB AP), o presidente Auriney Brito. Na Catedral Histórica de São José, eles serão recebidos pelo pároco da Paróquia São José, padre Rafael Donneschi.

Para a coordenadora cultural da União dos Negros do Amapá (UNA), Elísia Congó, o momento é muito importante pois valoriza essa troca de conhecimento que está sendo idealizado e difundido pela Academia de Batuque e Marabaixo. Pois cortejo da murta é um momento dentro da programação do Ciclo do Marabaixo em honra a Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. O galho da Murta têm folhas resistentes, não caem, ele é usado para enfeitar o Mastro que é erguido em frente ao barracão.

“Herança dos nossos ancestrais, herança do povo preto como os costumes da nossa gente no legado trazido pela Murta, do Ciclo do Marabaixo desde as antigas histórias contadas. Além da religiosidade, a Murta é medicinal, utilizada pelas nossas benzedeiras para curar as doenças, tirar o ‘mal olhado’, reestabelecer a saúde, principalmente daqueles que moram em áreas quilombolas da nossa Amazônia amapaese “, explicou a coordenadora cultural.

Dados do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou a população quilombola do Amapá com 12.524 pessoas. Por isso a coordenadora-geral da UNA, Cristina Almeida destaca que a União dos Negros do Amapá quer conhecer e resgatar a história desse negro quilombola amapaese, além de promover o intercâmbio cultural entre o Amapá e países da África como: Congo, Camarões, Benin e Costa do Marfim.

“O cortejo da murta na semana da África representa a congregação das diversas formas de expressões culturais do estado do Amapá, por meio da herança africana manifestada nas danças, ritmos, músicas, dialetos. Promovendo intercâmbio com a África e o reconhecimento da história e da cultura africana com a história do Brasil “, concluiu.

Uma vasta programação acontece em Macapá até o dia 25, Dia Mundial da África, com cursos, oficinas e palestras com temas socioambientais relevantes como as mudanças climáticas e ancestralidade genética.

Programação de domingo,19 de maio

14h00: Cortejo da Murta com apresentação de Marabaixo na abertura 

15h00: Saída em frente à Casa do Artesão (Rua Francisco Azarias da Silva Coelho, sn, Centro)

15h30: Parada em frente à sede da OAB (Rua Independência, 26) Escadaria das Baianas

16h00: Caminhada pela Avenida Mário Cruz até a Catedral Histórica de São José (Rua São José, 1720, Centro) 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo