Alunos do Projeto de robótica da Escola Ester Virgolino conquistam tetra campeonato no Torneio Nacional e Internacional de Robôs
Estudantes da rede pública trazem mais vitórias em robótica para o Amapá. Esta semana ocorreu em São Paulo, o Torneio Juvenil de Robótica Nacional (TJR-2021) e o International Tournament of Robots (ITR-2021), onde foram tetra campões nas duas competições.
Os alunos Andreyna Cláudia dos Prazeres Cabral, Maria Clara Santos Souza, Letícia Almeida de Barros, Luiza Palheta da Gama, Marcelo Ronald Silva de Lima, Marco Vinício Silva Neves e Caio Felipe da Cunha Lemos fazem parte do projeto de robótica da Escola Estadual Esther Virgolino, ministrado pelo professor Elender Keuly de Souza, que os coordenou nos torneios, onde conquistaram 4 primeiros lugares, 3 segundos lugares nacional e 2 primeiros lugares internacionais.
O projeto iniciou em 2014 na escola, em 2018 foi reformulado para um modelo alternativo, visando utilizar lixo eletrônico para construir robôs e projetos tecnológicos com os alunos, de lá para cá já participaram de vários torneios.
“Utilizamos metodologia ativa e a robótica como modelo de ensino aprendizagem para alunos de baixa renda, trabalhamos com lixo eletrônico, como sucata de impressora e de computadores, como forma de conscientização ambiental e assim contribuindo com a sociedade com descarte do lixo eletrônico”, explica o professor Elender.
Classificação:
1° e 2° lugar no cabo de guerra nível 4, TJR-2021.
1° e 2° lugar no sumô nível 4, TJR-2021.
1° lugar no Sumô nível 3, TJR-2021.
1° lugar no ITR-2021 categoria Sumô
1° lugar na Dança nível 4, TJR-2021.
1° lugar na Dança nível 4, ITR- 2021.
2° lugar no Sumô 3Kg, TJR-2021.