Educação

Amapá é o estado que mais avançou nos anos finais do 6º ao 9º ano no Ideb, aponta Ministério da Educação

As escolas da rede pública de ensino do Amapá tiveram aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, o estado foi o que mais avançou entre os demais da federação, com 0,13% de melhoria na aprendizagem dos alunos.

No ranking nacional, o Amapá subiu cinco posições, passando de 27º para 23º lugar. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quarta-feira (14), e comparam a evolução desde 2021, quando o país foi afetado pela pandemia de Covid-19.

Já no ensino médio, o Amapá ficou em segundo lugar, com salto de 0,20%, entre 8 estados que evoluíram no indicador de aprendizagem dos alunos dentro dos ambientes escolares.

“Esses números significam que ainda precisamos melhorar, mas que estamos no caminho certo. Implementamos políticas mais eficazes e fizemos investimentos na educação que certamente terão reflexos ainda maiores em 2024”, pontuou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

Investimento na educação
Em 1 ano e 7 meses, o Governo do Estado entregou 11 escolas, comprou equipamentos, entre eles, 23,9 mil kits de mesas e cadeiras, computadores e materiais didáticos.

Fortaleceu, ainda, o corpo docente com a nomeação de mais de 1,8 mil novos servidores da Educação e a formação dos profissionais das zonas rural e urbana, bem como o reforço do compromisso com o pagamento de salários acima do piso nacional para os profissionais.

A educação é uma das prioridades da gestão, que garantiu a valorização dos profissionais com reajuste 8,62% da data base, sancionado pelo governador Clécio Luís em abril, e de progressões para mais de 7,2 mil servidores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo