Amapá

Amapá recebe 31 mil doses de vacina contra a Covid-19


Chegada de 1º lote está previsto para esta segunda, mas início da vacinação ainda não foi divulgado

Está previsto para chegar ao Amapá nesta segunda-feira, 18, o primeiro de lote com 31 mil doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Do total de doses, 15 mil serão destinadas para profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19, conforme o Plano Estadual de Imunização, e 16 mil que o Ministério da Saúde destinou à população indígena, conforme Plano Nacional de Imunização.

O governador do Estado, Waldez Góes, que está em São Paulo acompanhando o processo de transporte anunciou em rede social a liberação dos lotes, mas ainda não divulgou a data em que campanha começará no estado. “Além das 15 mil doses de vacina que o Ministério da Saúde disponibilizou para o Amapá, vamos receber mais 16 mil unidades que serão destinadas à população indígena”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no domingo o uso emergencial da CoronaVac. Depois que as vacinas forem entregues aos estados, os governos estaduais serão responsáveis por levar as doses até os municípios, em parceria com o Ministério da Defesa.

Plano de vacinação

No Amapá, a proposta do Governo é realizar a imunização em quatro etapas, conforme a disponibilização de doses para o Estado.

1ª etapa – grupo prioritário: 18.558 profissionais da saúde

2ª etapa – grupo prioritário: 69.168 pessoas a partir de 60 anos institucionalizados

3ª etapa – Grupo prioritário: 21.721 pessoas com comorbidades

4ª etapa – Grupo prioritário: trabalhadores da educação; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e povos indígenas (29.382 no total)

Trabalhadores dos transportes coletivo (rodoviário, metroferroviário, aéreo e portuários); povos e comunidades tradicionais ribeirinha; população privada de liberdade e pessoas com deficiências permanente severa (32.544 no total)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo