Amapá sedia neste fim de semana a 1ª edição da Expo favela Innovation 2023
Dar visibilidade às iniciativas das favelas e periferias, e promover um palco de encontro com fundos de investimento que possam acelerar esses empreendimentos. Esta é a principal proposta da Expo Favela Innovation Amapá 2023, que acontecerá nos dias 12 e 13 (sábado e domingo), em Macapá, no Amapá Garden Shopping, a partir das 10h, e aberto ao público geral, mediante prévia inscrição no site expofavela-ap.com.
Além de ser uma das maiores vitrines de negócio, cultura e empreendedorismo de favela do estado, o evento assume ainda um papel social importante, que é desassociar o estigma marginalizado, por vezes vinculado às periferias e, ainda o combate ao racismo estrutural que afeta e prejudica milhares de pessoas todos os dias, Brasil afora.
Ao longo de dois dias, a Expo Favela Amapá vai proporcionar aos expositores e participantes palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, mentorias, shows, debates, cursos, entre outras capacitações, além de muitas outras iniciativas criadas por moradores das periferias de Macapá e demais municípios amapaenses.
“O evento é gigantesco e comportará dentro dele outros espaços, outros eventos, onde todos terão a chance de buscar conhecimento, cultura e lazer. Na Favela Literária, por exemplo, o visitante conhecerá as obras que a periferia produz; lançamento de livros, bate-papo com escritores. Temos ainda a o Camelódromo (Feira Preta), com comercialização de produtos artesanais feitos por empreendedores locais e povos originários. Espaço criança com atividades lúdicas, oficinas, entre inúmeras outras atrações, inclusive shows musicais”, enumera a coordenadora do evento, Alzira Nogueira.
Mais de 300 empreendedores se inscreveram para conquistar uma das 40 vagas para exporem os seus empreendimentos. Durante a feira, dez deles serão classificados e ganharão passagem para participarem da Expo Favela Nacional, que acontece em dezembro, em São Paulo.
O objetivo é conquistar os olhares e a atenção dos investidores em potencial, que estão circulando na Expo Favela, a fim de investirem em negócios produzidos nas favelas e periferias de todo o Brasil, com projetos inovadores e que fazem a diferença para o mercado e para a vida das pessoas.
A Expo Favela Innovation Amapá 2023 é uma iniciativa da Favela Holding e Central Única das Favelas amapá (CUFA-AP) e conta com uma rede de parceiros interessados em fazer a diferença como o Sebrae Amapá, Governo do Amapá, Secult, CEA & CSA Equatorial, Ministério Público e Rede amazônica.
ESPAÇOS E ATRAÇÕES DA EXPO FAVELA
Espaço Favela Literária – Apresentação e comercialização de obras literárias, lançamentos de novos títulos, bate-papo com autores, sarau e contação de histórias.
Feira Preta – Espaço comercial para venda de produtos artesanais e autorais, produzidos no estado por povos originários, quilombolas mulheres das periferias e favelas e moradores de conjuntos habitacionais, além apresentação e desfile de moda, espaço beleza
Espaço Criança – Atividades lúdicas, recreativas, educacionais e culturais para a criançada.
Sala de Conferência – Conferência e palestras com especialistas para o público em geral sobre negócios, empreendedorismo, inovação, temas sobre anti-racismo, mulheres na política, mídias, desenvolvimento sustentável etc. Presenças Perto Zezé,
Espaço dos Expositores – Espaço para apresentação dos 40 empreendimentos selecionados que buscam chamar a atenção dos investidores vindos de fora e conquistar uma das dez vagas para participarem da Expo Favela Nacional, em dezembro, em São Paulo. No espaço também acontecerá mentoria aos expositores para aprimorar seus negócios e ideias.
Espaço empreendedor da Favela – Inciativa em parceria com o Sebrae Amapá, comunidade Tucuju Valley e Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), com o objetivo de apoiar empreendedores locais que se inscreveram para a Expo Favela Amapá, por meio de palestras sobre empreendedorismo e inovação aos pequenos negócios.
Atrações culturais – Show de bandas e artistas locais, como o CRGV, com participação de Patrícia Bastos; o rapper Pretogonista, apresentação de Marabaixo, batalha de rappers, entre outros.