Aprovados no concurso da Alap realizam manifesto cobrando convocação
Uma comissão formada por aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) realizou na manhã desta terça-feira, 13, manifesto cobrando a convocação dos concursados. Com cartazes, os integrantes da comissão foram para a plenária e cobraram providências em relação ao certame.
De acordo com Rogério Lima, que faz parte da comissão composta por aprovados no cadastro reserva do concurso da ALAP, o número de cargos comissionados da instituição é sete vezes maior que o número de servidores efetivos e que há vagas em vacância, que podem ser preenchidas pelos que estão no cadastro reserva.
“A última convocação foi em dezembro de 2022 e as vagas não foram preenchidas e temos um cadastro reserva, um concurso em plena validade e não estamos vendo nenhuma mobilização para o preenchimento dessas vagas, esse é o nosso pedido”, declara Rogério.
O advogado Diego Morfeu é autor de uma ação popular, pedindo anulação dos atos de nomeação de centenas de servidores comissionados a fim de que seja promovido um maior equilíbrio entre o número de servidores concursados e comissionados.
“Estamos aqui para defender a igualdade de oportunidades, cargos comissionados estão previstos, tem lei específica, mas temos candidatos qualificados no cadastro reserva aguardando ser convocado, então estamos buscando essa proporcionalidade”, defende Morfeu.
Rogério Lima e o advogado Diego Morfeu, fizeram uso da tribuna na sessão de terça para dar voz aos anseios dos aprovados no cadastro reserva do concurso ALAP, que buscam pela nomeação.
De acordo com a Alap, “a discussão sobre o processo de chamada dos cadastros reserva, bem como a ocupação de cargos comissionados, está judicializada e, para evitar divergência de entendimento, será tratada com exclusividade pela Procuradoria do Poder Legislativo nos autos do correspondente processo”.