Artistas circenses do Amapá e Pará se apresentam no II Encanto Amapaense de Circo
Circuito cultural de artes circenses acontece de 14 a 18 de maio na capital do meio do mundo.
A segunda edição do projeto Encanto Amapaense de Circo promove um intercâmbio cultural entre artistas do Amapá e Pará e vai acontecer de 14 a 18 de maio, em pontos turísticos, escolas públicas e espaços culturais da capital Macapá. A expectativa é alcançar cerca de 1.500 pessoas durante os cinco dias de evento.
O projeto idealizado pelo jovem artista Jhou Santos, é um grande circuito cultural das artes circenses no estado do Amapá e objetiva promover um encontro entre artistas e grupos de circo, além de formação de plateia, fomento e divulgação da arte e cultura amapaense.
“Nossa intenção é disseminar as artes circenses em diferentes pontos da capital, e apresentar esses artistas e grupos para que a sociedade possa conhecer quem trabalha com o circo em Macapá. E também conquistar e encantar esse público, provocar muitos risos e brilho nos olhos das pessoas”, ressaltou Jhou Santos, idealizador e principal responsável pela iniciativa.
A ação vai trazer para duas escolas públicas de Macapá, os circuitos culturais “Picadeiro Escolar”, com programação circense nas instituições públicas de ensino, e o circuito “Atividades Formativas” que contará com oficinas, encontros, intercâmbio e rodas de conversa; Uma Mostra Circontemporâneo composta por jovens artistas e as apresentações dos espetáculos regionais convidados “Circolando – Virar Peixe” e “Circo e Carimbó” da Cia de Circo Nós Tantos, de Belém do Pará.
A realização do evento é da Cortejo Produções Artísticas, produtora cultural formada por jovens produtores e agentes culturais responsável por alguns importantes eventos das artes cênicas do Amapá.
Nesta edição conta com a parceria especial da Cia de Circo Nós Tantos (PA), que participa do evento com duas oficinas, roda de conversa e dois espetáculos. O Coletivo Captta e Acessa Cult Produções, são parcerias institucionais do evento.
Para este evento, o projeto recebe apoio da Prefeitura de Macapá através da Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT) e do Governo Federal através do Ministério da Cultura.
PROGRAMAÇÃO
Circuito Picadeiro Escolar:
14 de maio | Manhã: 9h às 11h – Tarde: 14h às 17h
Escola Municipal José Leoves | Rua Renascimento, 2041, Renascer
16 de maio | Manhã: 9h às 11h – Tarde: 14h às 17h
Local: Escola Municipal Raimunda da Silva Virgolino | Rua: Raimundo Oliveira, 3091, Novo Horizonte
Oficina de técnicas circenses e oficina rítmica de carimbó
17 de maio | Manhã: 9h às 11h – Tarde: 14h às 17h
Local: Escola Estadual Lima Neto | Av. Francisco Felipe de Miranda (Lot. Parque dos Buritis), 2336
Encerramento com apresentações circenses
18 de maio | 18h
Local: Mercado Central
Aberto ao público