Aumenta número de infectados em navio estrangeiro de quarentena no Amapá
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) confirmou na ultima sexta-feira, 17, mais um tripulante com covid-19 no navio Mandarian Dalian, ancorado em Macapá. Com isto, já são 18 dos 21 tripulantes confirmados com o vírus.
O diagnóstico foi obtido após exame PT-PCR feito pelo Laboratório Central do Amapá (Lacen) nos quatro tripulantes que estavam negativados na primeira testagem. Apenas um deles, que apresentou sintomas, teve resultado positivo.
Pelo protocolo estabelecido entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Governo do Amapá, por meio da SVS, uma rede de atendimento foi criada para auxiliar pacientes de regiões de fora do estado com suspeita
de terem contraído outras variantes do novo coronavírus. A embarcação é diariamente monitorada por técnicos da SVS.
O Centro Covid HU, referência no atendimento a covid no Amapá, mantém uma área de isolamento para as internações onde é preservado o controle de circulação do vírus e a segurança sanitária de servidores e pacientes de outras alas.
As amostras dos exames são enviadas para o Instituto Evandro Chagas em Belém do Pará, para investigações laboratoriais sobre possíveis variantes.