Amapá

Bailique recebe 3ª remessa de 100 mil litros de água potável

Moradores do arquipélago do Bailique receberam na segunda-feira, 1º, mais 100 mil litros de água potável enviados pelo Governo do Estado. Esta é a terceira remessa dos 500 mil litros previstos para atender a população afetada pelo processo de salinização, nos próximos dias.  

Até o momento governo e a prefeitura da capital garantiram mais 11.880 litros de água mineral que serão distribuídos para a população do arquipélago. A agua tratada vai abastecer comunidades como Itamatatuba, São Pedro do Curuá, Carneiro, Maúba e Vila Progresso.

Para aumentar a capacidade de reserva a médio e longo prazo, o governo providencia a aquisição de 2,2 mil caixas d’água de dois mil litros para distribuir para cada família. Com a salinização, atividades do dia a dia no Bailique foram afetadas, como a agricultura, afazeres domésticos, higiene pessoal, entre outros.

“A assistência dada às famílias afetadas nesse momento pelo fenômeno natural envolve várias instituições estaduais. As ações humanitárias são para garantir dignidade às pessoas que vivem no arquipélago”, destacou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Wagner Coelho.

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) também enviou um sistema de filtragem para auxiliar, temporariamente, na manutenção da qualidade da água e uma Estação de Tratamento, capaz de produzir 10 mil litros de água por hora, inserida em uma balsa que também receberá uma bomba de captação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo