Basquete feminino garante ouro e Amapá fecha com 14 medalhas os Jogos da Juventude 2023
Governo do Estado investiu mais de R$ 700 mil em apoio para a delegação que disputou a competição em São Paulo.
O Amapá encerrou a participação nos Jogos da Juventude 2023, disputados na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, com 14 medalhas. A despedida, no sábado, 16, foi marcada pela conquista da medalha de ouro da equipe feminina de basquete da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café.
O Governo do Estado investiu R$ 700 mil no apoio a delegação com materiais esportivos e passagens para garantir a participação dos atletas, técnicos, fisioterapeutas e coordenadores da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). A competição, promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniu atletas-estudantes, de 15 a 17 anos.
“Estamos muito felizes, queremos mandar um abraço para nossas famílias, para todos da Escola Gabriel de Almeida Café. Obrigado pela torcida de todos. O ouro é nosso e do Amapá”, disse Maria, capitã da seleção amapaense estudantil Sub-17.
Meninas de ouro
A trajetória das amapaenses até a conquista do título da 3ª divisão do basquete feminino, iniciou com a disputa no Grupo C, onde enfrentou e venceu as representantes do Ceará, Amazonas e Roraima.
Na semifinal o Amapá passou pelo Tocantins com o placar de 35 a 31. Na decisão, garantiu o lugar mais alto no pódio ao vencer novamente a equipe do Ceará, por 30 a 20, garantindo a medalha dourada.
Com o resultado o Amapá conquista vaga na 2ª divisão da categoria em 2024.
“Quero agradecer o apoio do Governo e da Sedel por darem essa oportunidade nos trazendo até aqui. Agradeço também aos gestores e professores da Escola Gabriel de Almeida Café. Parabéns as atletas. Viemos com muita vontade de vencer e ultrapassamos todos os obstáculos. Seguimos invictos até o ouro! Nós merecemos!”, destacou o técnico e professor, Hemerson Dias.
Classificação final da 3ª divisão
- Amapá
- Ceará
- Tocantins
- Sergipe
- Bahia
- Paraíba
- Amazonas
- Acre
- Alagoas
- Piauí
- Roraima
No pódio
As outras 13 medalhas conquistadas pelos atletas amapaenses foram nas categorias individuais do wrestling (luta olímpica), destaque para Matheus Araújo, que ganhou ouro e prata, taekwondo e atletismo.
No quadro geral de medalhas dos Jogos da Juventude 2023, o Amapá encerrou na 16ª posição, sendo o segundo melhor da Região Norte, ficando atrás apenas do Amazonas, que fechou em 12º com três ouros das 16 medalhas no total. Os primeiros colocados foram: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Fotos: Bianca Castro/ Sedel, Alexandre Loureiro e Beto Noval/COB