Empreendedorismo

‘Cabana Livres’ é a proposta sustentável e econômica de arquiteta em Macapá

Uma cabana em plena área urbana da cidade, essa é a proposta da arquiteta e designer de interiores, Niucéia Fernandes, que recebeu uma missão de sua cliente que queria uma casa pequena, prática, funcional, econômica, sustentável e de rápida construção.

Assim surgiu o projeto “Cabana Livres”, uma estrutura de 46m² inspirada nos modelos canadenses, de madeira, com uma cozinha integrada à sala, um quarto, um banheiro e uma varanda conectada ao quarto, além da belíssima fachada da casa.

Um projeto que levou 30 dias para ficar pronto, com fachada com pé direito de 4 metros de altura. Toda em madeira de lei andiroba. Projetada para enfrentar chuva e sol, e ainda receber ventilação e luz natural.

Arquiteta explica que todo trabalho se integra ao meio em que construção está inserida

“Nos nossos trabalhos, os materiais utilizados, bem como as cores e texturas, integram-se naturalmente ao meio em que a construção é inserida. Da mesma forma, no momento de decidir o posicionamento da cabana no terreno, sempre buscamos privilegiar a melhor implantação no que se refere à incidência de luz natural, ventilação e, principalmente, aberturas”, destaca a arquiteta.

Com menos impacto ambiental, acessível, rápida de construir e deixando menos resíduo, esse tipo de construção pode se adaptar bem tanto em áreas urbanas de nossa região, quanto em beiras de rio nos conhecidos “terrenos” em nosso Estado. O valor da cabana gira em torno de 60 mil reais, uma grande vantagem, pois com a mesma medida e divisórias de cômodos, uma casa em alvenaria não custaria menos de100 mil reais.

A arquiteta Niucéia informa que deverá haver manutenção e a madeira utilizada tem durabilidade de 30 anos em média, mas os prejuízos para o meio ambiente são bem menores, e com um bom cuidado a cabana se manterá por muito tempo.

Construção tem baixo impacto ambiental

Desde o ano passado, com a pandemia, as cabanas estão ganhando o gosto dos brasileiros, que encontram descanso e conexão com a natureza. Em Macapá, este é o primeiro projeto de cabana livres, mas a procura já começou, a arquiteta já recebeu alguns pedidos de projetos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo