Foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Macapá o Projeto de Lei 016/2021, de autoria do Executivo municipal, que permite a execução de recursos da Lei Aldir Blanc que não foram utilizados e que seriam perdidos pelo Município. A votação aconteceu na sessão desta quinta-feira, 21, com voto favorável de todos os parlamentares presentes.
Em sua fala, o vereador Daniel Theodoro (Psol) disse que a aprovação mostra a sensibilidade da Casa com a classe artística, que foi bastante afetada pela pandemia. “É de extrema sensibilidade e importância, tendo em vista que a classe foi uma das mais afetadas com a pandemia. O setor cultural e de eventos foi um dos primeiros que teve que parar suas atividades e um dos últimos segmentos a retornar. Por isso, dou meu voto favorável ao projeto”.
Alguns representantes do segmento estiveram na frente da Câmara sensibilizando os vereadores para a votação. O produtor cultural Josimar Barros afirmou que a aprovação é uma vitória da categoria, que realiza uma verdadeira corrida contra o tempo para que o recurso não seja perdido.
“Estávamos em uma verdadeira odisseia para conseguir garantir a execução desse recurso, e com que ele chegue na mão não só do artista, mas de toda a economia local. Serão R$ 1,5 milhão injetados em comércios, miniboxes e pequenos empreendimentos de bairros. Agora, nossa batalha continua para que esse edital seja lançado e executado até dezembro, que é o prazo limite para a utilização da verba”, explicou Josimar.
O projeto segue para a sanção do prefeito Antônio Furlan. Com a sanção, a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) poderá lançar novo edital que contemple a iniciativa de diversos segmentos artísticos.