Eleições 2022

Candidatos que jogaram “santinhos” nas ruas, serão penalizados

Na madrugada deste domingo, 2, ocorreu a prática de derrame de “santinhos” em frente as escolas do Centro e da Zona Norte da capital. A maior concentração foi no bairro central. A Corregedoria Eleitoral já está notificando os cerca de 40 candidatos identificados para que façam o recolhimento do material gráfico despejado. A prática no dia da eleição constitui crime, punível com detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, com alternativa de prestação de serviços – a comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5.320,50 (cinco mil, trezentos e vinte reais e cinquenta centavos) a R$ 15.961,50 (quinze mil, novecentos e sessenta e um reais e cinquenta centavos) (Lei nº 9.504/1997, art.39§ 5º, I a IV).

No prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, TRE-AP, às 7h30 iniciou o teste de teclados nas urnas que passam por auditoria pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, CAVE. Na sequência foi impressa a zerésima dos equipamentos auditados, comprovando que estão registrados os dados de todos os candidatos que disputam o pleito e que não há nenhum voto registrado nas urnas. Às 8h foi iniciada a auditoria.

No plenário, às 7h50, foi aberta a Sessão Plenária Permanente pelo Excelentíssimo Presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, que declarou o início oficial da Eleição 2022 no Amapá. A Sessão permanece aberta durante todo o pleito para o julgamento de intercorrências nesse período.

Fiscalização

Uma pessoa foi detida no município de Serra do Navio flagrada fazendo selfie na cabine de votação. Ela foi e encaminhada a Polícia Federal e deverá passar por audiência de custódia.

Urnas
De acordo com a Secretaria de Tecnologia de Informação do TRE-AP, em todo o Estado foram substituídas 8 (oito) urnas eletrônicas, sendo 4 (quadro) em Macapá, 2 (duas) em Laranjal do Jari, 1 (uma) em Mazagão e 1 (uma) em Calçoene.

A empresa CEA Equatorial Energia, informou três ocorrências de falta de energia elétrica no Estado, 2 (duas) no distrito do Bailique, nas comunidades de Vila Progresso e Vila Macedônia que operam por gerador de energia no momento. Segundo a CEA Equatorial, as equipes já estão trabalhando na solução dos problemas. No município de Porto Grande, na localidade do Munguba a energia já foi reestabelecida. Apesar da interrupção no fornecimento a votação segunormalmente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo