Esporte

Carateca amapaense leva cinturão de campeão na 1ª Copa kyokushin da Federation International Karatê Kyokushinkai (Fikk)

O amapaense Keiver Nogueira, de 31 anos, conquistou no último dia 12 de novembro o cinturão na Categoria Absoluto da 1ª Copa da Federation International Karatê Kyokushinkai (Fikk), no torneio de Artes Marciais ocorrido na cidade de Belém do Pará.


Keiver, que tem pouco tempo no estilo karatê kyokushin, conheceu a cerca de 1 ano e meio com o seu mestre Jonatan Ranoy Teles, que possui um Dojô em Macapá. Já tinha treinado Jiu jitsu e Kickboxer, mas se encontrou no karatê de mais contato, pouco conhecido, pois é mais pesado que o normal que é de pontos.
Keiver não tem patrocínio, somente contou com o apoio de seu sensei (mestre), antes do torneio internacional tentou conseguir apoio financeiro, mas infelizmente não conseguiu. “Busquei ajuda e patrocínio, mas ninguém abriu as portas, eu consegui sem a ajuda deles. Meu objetivo é divulgar o karatê kyokushin para que outras pessoas conheçam e assim tenham mais adeptos e cresça no estado”, destaca o campeão.

O careteca é casado e leva seus filhos para aprender a filosofia das artes marciais, como uma forma de disciplina e exemplo para vida.
O dojô (academia) ministrado pelo sensei Jonatan Ranoy Teles em Macapá onde o Keiver treina se chama Okami-Kai Kyokushin Karatê, que funciona com aulas nas segunda e quartas, e no ano que vem abrirá turma para crianças 3 vezes por semana. Contato: (96) 99183-1635.
Segundo Jonatan Ranoy com a vitória de keiver, trouxe notoriedade e houve procura em dar patrocínio, e de outros locais para dar treino, além de grupos internacionais que estão seguindo a academia.

Karatê Kyokushin
O estilo Kyokushin, segundo quer dizer seu nome, busca a verdade e a realidade. Fundamentado em técnicas compactas e eficazes visa nocautear o indivíduo com um único golpe (Ichigeki), aplicado com força espetacular. Através deles, atraem ondas de dinamismo e criam vagalhões de potência.
Também tem como intuito tonificar os músculos, melhorar a resistência aeróbica, a flexibilidade, postura e controle emocional. A sua filosofia, baseada no budo, o código ético dos guerreiros japoneses, tem por princípio a disciplina rígida dos seus próprios atos, na compreensão dos limites alheios, no respeito aos pais e superiores e na fidelidade aos seus ideais.


Os combates tendem a resolver-se por nocaute. As provas de quebramento e resistência querem desenvolver a força de vontade. Kihon e kata são peças importantes, permitindo a cada um progredir na arte marcial. O estilo pretende ser mais do que uma arte de combate, mas uma escola dotada de uma fabulosa riqueza técnica, onde a humildade é rigorosa, onde o respeito por si próprio se adquire no respeito do próximo, onde o mental se consegue com a disciplina e com o rigor necessário nos treinos. ( fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kyokushin)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo