Comissão de Turismo da Alap debate valorização profissional e regionalização do setor
Presidente da ABBTUR/AP, Alessandra Nunes, participou da reunião desta segunda-feira (5).
Comissão de Turismo da Alap debate valorização profissional e regionalização do setor
Valorização profissional e regionalização pautaram a reunião da Comissão de Turismo (CTUR) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). A agenda desta segunda-feira (5), contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo no Amapá (ABBTUR/AP).
Na oportunidade, a presidente da ABBTUR/AP, Alessandra Nunes, apresentou as dificuldades enfrentadas pela categoria.
“Os turismólogos atuam como responsáveis técnicos em empreendimentos que tenham o turismo e lazer como objetivo social e estatutário. No Amapá, precisamos que a Lei Estadual 1.344/2009 seja efetivada. Temos cerca de 800 profissionais formados que podem trabalhar nos municípios”, detalhou.
Também foram discutidas a falta de inventário turístico amapaense, ativação de conselhos municipais e atualização do cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Ministério do Turismo (MTur) que promove o ordenamento territorial do setor.
De acordo com o presidente da CTUR, deputado estadual Lorran Barreto (PSD), a participação da ABBTUR na comissão é fundamental para a gestão à frente da pasta, já que a escuta faz parte da estratégia para mapeamento das demandas da área.
“No primeiro semestre, indiquei às prefeituras a renovação cadastral do Mapa do Turismo e, por meio de requerimentos, solicitei à Secretaria de Estado do Turismo do Amapá a formação de grupo de trabalho para planejar e executar a atualização do Plano Estadual e a criação e instalação do Conselho Estadual do Turismo”, complementou.
Trade turístico
A escuta dos diversos segmentos do turismo objetiva construir um panorama atual do ramo. Em abril, a CTUR recebeu mais de dez entidades que compõem o trade turístico amapaense. A agenda reuniu representações das empresas de turismo, eventos, hospedagem, agências de viagens, velejadores, folclore e cultura popular, artesãos, guardas-parques, guias e turismólogos.