Conferência do Clima: Lideranças indígenas e agentes públicos do Amapá debatem estratégias socioambientais para 2023
Representantes dos povos originários do Amapá participaram nos dias 22, 23 e 24 de ciclo de oficinas para a construção do processo de Salvaguardas Socioambientais da sua Política Estadual de Clima e Serviços Ambientais.
De acordo com a Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP), Simone Karipuna as Salvaguardas formam uma rede de estratégias de monitoramento que tem como foco assegurar o controle do desmatamento dentro das terras indígenas.
“É cada vez mais importante que a sociedade entenda a necessidade da construção do diálogo em defesa do meio ambiente, a participação de diversos segmentos sociais dentro das oficinas de Salvaguardas Socioambientais mostra essa realidade. É possível avançar no desenvolvimento e manter a floresta em pé”, ressaltou Simone Karipuna.
Entre os temas os participantes pontuaram como principais estratégias: Proporcionar o diálogo entre o governo do estado (GEA), através da secretaria SEMA, com os povos indígenas e através da colaboração, aprimorar o mecanismo sobre as salvaguardas socioambientais a realidade indígena.
O evento foi organizado pela APOIANP em parceria com Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá (SEMA), por meio da Coordenadoria para Clima e Serviços Ambientais (CCSA), a FAS, Iepé e CI-Brasil, no âmbito do Projeto Janela B
Perfil
Representante das lideranças indígenas do Amapá na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27).
Simone Karipuna, mulher indígena do povo indígena Karipuna, da Terra Indígena Juminã, aldeia Kunanã, no município de Oiapoque do estado do Amapá. Ativista;
Formada em Assistente Social e especialista em Políticas e Interculturalidade pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e norte do Pará – APOIANP;
Membra Co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade – ANMIGA;
Conselheira membra Co-fundadora do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira – Podàali;
Conselheira do Comitê Regional e Para a parceria com os Povos Indígenas e outras populações tradicionais – GCF.