Consumidor deve gastar R$ 130 por presente no Dia dos Namorados, aponta Instituto Fecomércio
Consumidor deve gastar R$ 130 por presente no Dia dos Namorados, aponta Instituto Fecomércio
Uma pesquisa do Instituto Fecomércio revelou que o Dia dos Namorados, celebrada no próximo dia 12 de junho, movimentará R$ 18 milhões no comércio de macapaense com um valor médio de R$ 130,00 por presente. Ao todo, 400 consumidores residentes na capital participaram desse levantamento, entre os 25 e 31 de maio.
De acordo com os dados, 60% dos consumidores estão predispostos a comprar presentes em função da data. Os homens são os mais decididos a presentear, representando 67%, contra 52% do público feminino.
Ainda segundo o Instituto, 64% dos consumidores entrevistados pretendem comemorar a data. Dentre as principais formas de comemorações destacam-se: almoço ou jantar fora, com 64%; almoço ou jantar especial em casa, com 23%; enquanto 4% vão preparar um café especial em casa; e 4% encomendarão cesta de café da manhã especial.
Para o Instituto Fecomércio, essa pesquisa proporcionará aos comerciantes, empreendedores e aos meios de comunicação social, as tendências do mercado que servem como fonte de informações do negócio local, no que se refere às necessidades e expectativas dos consumidores.
Itens mais procurados
Entre os consumidores que vão às compras, os artigos vestuário e perfumaria aparecem empatados em primeiro lugar na preferência dos consumidores, com 20% das intenções, em seguida, joias e relógios com 13% e calçados com 12%.
Valores
Dos consumidores que irão presentear, 30% pretendem gastar até R$ 100,00; 40% pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00, e 15% deseja desembolsar acima de R$ 200,00.
Formas de pagamento
Em relação à modalidade de pagamento, as compras à vista no dinheiro, débito ou pix, ficaram no primeiro lugar das intenções, sendo a resposta de 70% dos consumidores. Outros 30% utilizarão o cartão de crédito ou parcelamento como forma de pagamento.
O centro comercial foi apontado como principal local escolhido para as compras (50%), seguido pelas lojas de shopping centers, com 20% de preferência; 10% pretendem comprar pela internet, e 7% buscarão o presente nas lojas de bairro.