Corrida do Trabalhador reúne cerca de mil atletas no Estádio Zerão
Nem a chuva e o frio de domingo, 28, afastaram os mais de mil amapaenses inscritos na terceira edição da Corrida do Trabalhador.
Nem a chuva e o frio de domingo, 28, afastaram os mais de mil amapaenses inscritos na terceira edição da Corrida do Trabalhador. O evento esportivo encerrou a programação do Mês do Trabalhador, promovida pelo Governo do Amapá.
Os corredores participaram de um percurso de 5,5 quilômetros com largada e chegada no Estádio Olímpico Zerão, que conta com uma pista de atletismo de última geração.
A amapaense Rafaela Dantas foi a campeã da categoria geral feminino e, além da medalha, recebeu um troféu personalizado. Ela falou animada do percurso, da prova e também de retornar a uma pista de atletismo.
“Eu gostei muito do percurso da corrida, ainda mais por poder voltar a pisar na pista de atletismo do estádio Zerão. A última vez foi em 2015, em uma corrida promovida pelo Governo do Amapá. E também estou feliz por ter ganhado esse troféu que está muito lindo”, disse a corredora.
O evento foi organizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Para o secretário da Sedel, Rudney Cunha, o esporte é uma ferramenta importante e traz benefícios para a saúde física e mental.
“Todos nós sabemos o quanto o esporte é importante para a nossa saúde. Mas poucos sabem o quanto o esporte também ajuda no âmbito social, refletindo na vida escolar e profissional. Há estudos que mostram o quanto a prática de uma atividade física ajuda a pessoa a ser mais proativa e, consequentemente, mais produtiva nos seus trabalhos”, contou o gestor.
Ao longo de todo o mês de maio, a Sete realizou a Caravana do Trabalhador em vários pontos de Macapá, levando serviços gratuitos de cidadania, saúde e capacitação profissional.
“Levamos a Caravana para os quatro pontos da capital. Só na última ação, que foi no dia 27, no bairro Marabaixo, realizamos mais de mil atendimentos. Isso mostra o quanto foi importante trazer esses serviços para mais próximo da população”, finalizou o secretário da Sete, Ezequias Costa.
A corrida voltou após três anos sem a realização do evento devido à pandemia da Covid-19. A última edição aconteceu em 2019, na Zona Norte de Macapá.
Foto: Rafael Moreira/Sedel