COVID-19: Amapá tem primeiro caso de variante deltacron confirmado
Caso positivo é de um homem de 34 anos, morador do município de Santana.
O Amapá registrou nesta terça-feira, 15, o primeiro caso positivo para a coinfecção de Delta e Ômicron, após sequenciamento genético realizado pela Fundação Oswaldo Cruz. O anunciou foi feito pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que disse que um outro caso também foi confirmado em Afuá, no estado do Pará.
No Amapá o caso positivo é de um homem de 34 anos, morador do município de Santana, com duas doses de vacina, e sem histórico de viagens nos últimos 30 dias, que teve amostra coletada no dia 6 de janeiro. A nova cepa foi identificada pela primeira vez em três pacientes na França e agora na região norte do Brasil.
Um estudo preliminar divulgado na última quarta-feira (9) identifica a “deltacron”, como uma recombinação nas variantes delta e ômicron do coronavírus.
Uma equipe clínica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP), realiza o monitoramento do homem que não apresenta sintomas. O acompanhamento também se estende para todos que tiveram contato com o paciente.
Em março de 2022, o estado registrou a maior queda nos casos de Covid, com a redução de 2 mil para 8 casos por dia no estado. O último boletim epidemiológico registra apenas um novo caso de Covid-19.