Na manhã desta quarta-feira, 19, o Comitê de Combate à Covid-19 divulgou ação de fiscalização na capital a partir das 21h de sexta-feira, 21, até a madrugada de domingo(22), em Macapá, Santana e também em Mazagão.
De acordo com o coronel Carlos, secretário de justiça e segurança pública, as equipes de segurança irão aplicar o último decreto divulgado pelo Governo do Amapá, que trata da suspensão da realização de shows artísticos, festas e eventos de carnaval. “Se uma prefeitura faz de outra forma, deve se responsabilizar pela gravidade do que ocorrer, deve responder pela sua ação”, disse o coronel Carlos.
Segundo ele, cerca de 93% dos leitos de UTI das Unidades privadas estão ocupados. “Na retaguarda, o Governo do Amapá vai inserir novos leitos clínicos na UPA Zona Sul, para um possível aumento dos casos de internações”, disse o coronel.
Durante as fiscalizações do próximo fim de semana, cerca de 20 viaturas e 70 agentes de segurança, devem participar da ação. “Nós vamos pedir para que a própria população denuncie os locais que estão infringindo os decretos, ligando para o 190. Nossa equipe de inteligência já mapeou alguns locais que são pontuais em não obedecer as fiscalizações e vamos a estes locais”, informou o secretário.
Perguntado sobre possível fechamento de bares e restaurantes no estado, o secretário informou que as ações de agora, são para que isso não ocorra. “Vamos focar agora para que os casos não aumentem e assim, futuramente, não tenhamos que fechar os estabelecimentos”, disse ele.
Internações x Vacinas
Segundo o superintendente de vigilância em saúde, Dorinaldo Malafaia, cerca de 80% das pessoas que estão hospitalizadas são aquelas que não tomaram nenhuma dose de vacina ou não se vacinaram com as três doses.
Dorinaldo afirmou que tem quase certeza que a variante Ômicron já esta circulando no Amapá, como ocorre na Guiana Francesa, em razão da explosão de casos registrados nos dois últimos dias no estado, mais de 1000.
Novo decreto
Em novo decreto publicado nesta segunda-feira, 17, o Governo do Estado suspendeu em todo o Amapá, a contar de 18 de janeiro de 2022 até a data de 31 de janeiro de 2022, a realização de shows artísticos, festas e eventos de carnaval, em ambiente aberto ou fechado, realizados pelo Poder Público estadual e municipal, bem como, pela iniciativa privada. O Executivo também estabeleceu no documento a diminuição do percentual de pessoas permitidas em eventos públicos, que atualmente é de 50%. O novo percentual não foi informado.