Covid-19

Covid-19: SVS confirma 13 casos da variante Delta no Amapá

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) confirmou neta sexta-feira, 22, pelo menos 13 novos casos da variante Delta da Covid-19 no Amapá. Os pacientes com exames positivos são dos municípios de Oiapoque, Macapá e Santana.

O município de Macapá é quem tem o maior número de pessoas que apresentaram resultado positivo, com 8 casos confirmados. Já Santana teve 3 casos detectados e em Oiapoque 2.

Mesmo com o menor número de casos confirmados da nova variante, o município de Oiapoque, que faz fronteira com a Guiana Francesa, vive um momento de aumento de casos da covid-19, diferente de todos os outros que apresentam diminuição de pessoas infectadas.

A diretora executiva da SVS, Iracilda Costa, explicou que a suspeita da variante em Oiapoque começou com a confirmação da Delta na região de fronteira. “A preocupação surgiu com o aparecimento de casos na Guiana Francesa. E, desde então, montamos uma verdadeira força-tarefa no município, onde todo caso positivo é coletado e RT-PCR e encaminhado para o Lacen e, posteriormente, à Fiocruz para a identificação da cepa. Mesmo sem a confirmação, não temos dúvidas de que a variante é a responsável pelo aumento de casos e circula em Oiapoque”, disse a diretora.

Ela também disse que os levantamentos feitos pelas equipes de saúde mostram que as pessoas infectadas com a variante não tinham iniciado ou completado o esquema de vacinação. “Levantamos que 52% das pessoas que tiveram Covid não estavam vacinadas, e 60% só estavam com a primeira dose da vacina, o que representa um grande risco, pois, mesmo com a ponte [Binacional] fechada, o fluxo de catraieiros é intenso, deixando o município mais propício à proliferação da nova variante”, concluiu Iracilda.

O Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan Americana de Saúde (Opas), mantém em Oiapoque equipe de vacinação, fiscalização e monitoramento. Seguem em investigação 140 casos. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo