Criminosos em fuga tentam fazer família refém e acabam mortos em troca de tiros com o Bope
Dois criminosos que estavam em uma motocicleta com restrição de furto e roubo, foram mortos ao trocarem tiros com uma equipe da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM) – 1° Companhia do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). A ocorrência iniciou por voltas das 16h, desta terça-feira, 18, quando os militares avistaram, na BR 210 – Zona Norte de Macapá – o veículo que havia sido tomado de assalto no dia de ontem, 17.
Ao identificarem a placa, os policiais deram ordem de parada. No entanto, mesmo com os sinais sonoros e luminosos, os suspeitos não acataram a determinação e empreenderam fuga. Houve o acompanhamento tático e na altura do KM 3, não tendo mais como continuar a empreitada, o condutor entrou na calçada de uma amassadeira de açaí, localizada na avenida das Oliveiras, no bairro Morada das Palmeiras.
A dupla largou a moto e tentou pegar as pessoas que estavam no estabelecimento para tomar como reféns, inclusive, a proprietária que estava com uma criança de 4 anos no colo.
“Foi horrível! Eu estava dentro da amassadeira com meu filho e outras pessoas. Meu funcionário estava do lado de fora. Não sabemos de onde eles vieram. Quando nos deparamos, eles já estavam aqui, apontando a arma pra gente. No susto, peguei meu filho e corri. Um ainda tentou me agarrar, puxando meu braço, mas consegui me sair e corri pra rua. Foi quando começaram os tiros”, contou a empresária.
Segundo relatos, a troca de tiros foi intensa. Os dois criminosos foram alvejados e não resistiram.
Posteriormente, eles foram identificados como Marcos Jhonatan Nascimento da Silva e Samuel Tavares Pantoja, ambos de 19 anos e com mandado de prisão em aberto.
“Tínhamos conhecimento de uma onda de assaltos que vinham acontecendo nessa região. Intensificamos nosso patrulhamento para minimizar essas ações e acabamos nos deparando com esses suspeitos que decidiram reagir a abordagem. O Samuel, teve seu mandado de prisão expedido na data de hoje, pelo crime de roubo. Ele também estava usando uma tornozeleira eletrônica”, disse o capitão Hércules Lucena, comandante da ROTAM, confirmando que Samuel havia sido preso na semana passada por policiais militares do BOPE com outra motocicleta roubada.
A perícia foi acionada e esteve no local fazendo a remoção dos corpos. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do 2° BPM deram apoio no isolamento da área e na condução do trânsito na rodovia. Dois revólveres, um calibre 22 e outro calibre 38, que estavam em posse dos criminosos foram apreendidos e levados para a delegacia.