CSA firma parceria com Instituto Trata Brasil e MDR no evento “Água Para Todos” em Macapá

A Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA, participou nesta terça-feira, 15, do evento “Água Para Todos”, promovido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, MDR, e Agência Nacional de Águas, ANA, em Macapá.
Durante o evento, que contou com a presença de autoridades da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá, SEMA, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Amapá, ARSAP, Associação dos Municípios do Estado do Amapá, AMEAP, Ordem dos Advogados do Amapá, OAB, entre outros, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Concessionária, MDR e o Instituto Trata Brasil, que prevê um estudo sobre os avanços do saneamento no estado. Este estudo contempla o estado em sua totalidade, ou seja, as áreas urbanas, onde a CSA possui a concessão e também nas áreas rurais, que são administradas pelo estado. Foi apresentado também o balanço do Pacto da Governança da Água no país. Para o presidente do Grupo Equatorial no Amapá, Augusto Dantas, esse é um passo importante e necessário que já tem colhido frutos.
“Essa é uma grande parceria firmada com o Ministério, a ANA e o Trata Brasil. Serão estudados estudar os impactos positivos que o saneamento traz para o estado do Amapá e eu tenho certeza que o resultado desse estudo vai trazer números muitos importantes para o estado. Números esses que tem avançado bastante”, disse.
O presidente do Grupo destacou ainda dados importantes: desde a concessão, a cobertura de água teve um salto de 36% para 66% e a cobertura de esgoto de 5% para 14% em todo a área urbana do Amapá. Em julho de 2022, a CSA assumiu as operações de água e esgoto na área urbana dos 16 municípios do Amapá.
A presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, destacou os objetivos do projeto.
“Para nós é uma honra vir ao Amapá mais uma vez para assumirmos este compromisso. O nosso objetivo é realizar um estudo que avalie os benefícios econômicos e sociais da universalização do saneamento aqui no Amapá e nós vamos saber o quanto a população já ganhou com o avanço que tivemos em relação a água tratada e que ainda podem ganhar em termos de: redução de custo com saúde, mais qualidade de vida, ganho com o turismo, valorização imobiliária, de geração de emprego e de desenvolvimento econômico e social”, citou.
Universalização
A universalização da água significa que toda a população de um município tem acesso regular e de qualidade ao abastecimento de água tratada em casa. Isso significa que a rede de distribuição de água chega a 100% dos domicílios da área urbana.
No Amapá, nove dos 16 municípios já atingiram essa meta. São eles: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Pedra Branca do Amapari, Pracuúba, Serra do Navio e Vitória do Jari. Na prática, isso representa uma grande melhoria na qualidade de vida da população. Com água tratada nas torneiras, há mais saúde e mais dignidade às pessoas contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das cidades.
O Ministro de Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes, citou a importância da assinatura e a visita realizada nas instalações da Concessionária.
“Hoje nós assinamos um contrato onde a CSA e o Trata Brasil farão um estudo em relação ao que vem sendo investido no estado em saneamento. Durante esta agenda nós também já fizemos a coleta de água do Rio Amazonas para ser estudada e por fim, visitamos a ETA de Santana que hoje tem capacidade para abastecer toda a cidade. Isso é qualidade de vida melhorando, é a gestão dos recursos hídricos dando certo”, afirmou.
Ainda como parte da agenda no Amapá a comitiva do MDR, da ANA e do Trata Brasil estiveram na Estação de Tratamento de Água, ETA, de Santana para visitar as instalações e conhecer a maior obra de saneamento do Estado.