Cumprindo sua promessa de campanha, o governador do Amapá, Clécio Luís, esteve no Hospital de Emergências Oswaldo Cruz desde as primeiras horas desta segunda-feira, 02, para verificar as demandas imediatas da casa de saúde.
De início ele reforçou o empenho da gestão em melhorar de imediato o ambiente para proporcionar mais conforto para usuários e profissionais.
“Nosso ato de vir aqui com nossa equipe técnica é uma sinalização de que queremos resolver os problemas da saúde do Amapá, claro que essa resolução não é obra de uma pessoa só, mas de um conjunto de fatores que envolve recurso público, muita técnica e principalmente o envolvimento dos profissionais da saúde para gerar um conforto no atendimento hospitalar que é o que nós precisamos”, disse Clécio.
O promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Wueber Penafort, falou sobre a importância da iniciativa do novo governo.
“Essa ação mostra que a administração vai focar nos principais problemas da nossa sociedade, e um deles é esse do pronto atendimento. Temos um pronto socorro construído na década de 50 e muitos problemas estruturais, de recursos humanos, mas acho que essa disposição do governo de olhar e tratar diferente vai trazer benefícios para todos nós. E nós do Ministério Público, estamos aqui para ajudar, colaborar e fiscalizar a aplicação do SUS. Tenho certeza que daqui a um tempo vamos poder avaliar o quanto foi positiva a vinda do governador aqui nesse instrumento de saúde que é tão importante. E nossa única e principal porta de entrada para o serviço público de saúde”, comentou Penafort.
Durante a visita, Clécio conversa com funcionários e pacientes, uma delas é a Marlene Farias, que está aguardando cirurgia há três semanas. Após ser vítima de um acidente de trânsito ela diz que acredita em melhorias com o novo governo. “Eu espero que melhore e acredito que com a presença dele aqui vai melhorar”, disse a paciente.
Silvana Vedovelli, que comandará a Secretaria de Saúde do Estado, comentou que buscará parcerias para conseguir restabelecer serviços.
“A saúde é um trabalho diário e contínuo, e vamos de imediato buscar restabelecer atendimentos. Quem vem aqui precisa ser atendido e de resolutividade, para isso vamos buscar parcerias e formas de melhorar o fluxo para pacientes e servidores”, comentou Vedovelli.
Entre as ações imediatas está o abastecimento das unidades hospitalares com medicamentos e correlatos, melhorar a estrutura física e dar celeridade as cirurgias, principalmente ortopédicas.
Além disso, a estrutura do Hospital de Emergência será climatizada a partir de hoje, novos leitos serão abertos, e novos aparelhos como, aspiradores portáteis, de uso de fisioterapeutas serão entregues.
À tarde Clécio vai para o Hospital de Santana.