Política

Davi articula com governo federal e caminhoneiros terão até 2027 para se adequarem a mudanças do sistema de segurança dos basculantes dos veículos

Pouco mais de um mês depois de Alcolumbre receber representantes do setor, pleito foi atendido pelo governo federal.

Após articulação do senador Davi Alcolumbre (União-AP), caminhoneiros não só do Amapá como de todo o Brasil terão até 2027 para cumprir a resolução 859/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre a instalação do sistema de segurança dos basculantes de caminhões. Nesta quarta-feira (24), o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu ao senador que o prazo para a nova adaptação, que terminaria em 2024, se estenderá por mais três anos.

De acordo com o senador, a notícia representa “uma conquista histórica para os trabalhadores do Amapá e do Brasil”. “Os caminhoneiros são profissionais de extrema importância para nosso país, contribuindo significativamente para o crescimento econômico, gerando emprego e renda em escala, doando suas vidas, todos os dias, nas rodovias do país para levar os mantimentos até nossas cidades. Então, nada mais justo do que dar um prazo maior para que essa resolução seja cumprida”, destacou o parlamentar.

Segundo decisão do Contran de 2021, veículos com caçamba, carroceria e basculante, além de caminhões tratores e implementos rodoviários, deverão possuir sistema hidráulico que utiliza o sistema de segurança primário. E, para ter esse tipo de certificação, é necessário adquirir um Certificado de Segurança Veicular (CSV), uma espécie de laudo expedido pelo Inmetro comprovando o feito das exigências do órgão. O prazo do Contran para a adaptação era de até 2024, mas, após reuniões do senador com o governo federal, a data foi estendida.

No dia 12 de março, Alcolumbre recebeu, em seu gabinete, em Brasília (DF), o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão e os representantes dos caminhoneiros autônomos do Amapá. No encontro, o senador garantiu que lutaria, junto ao Executivo federal, por um período maior para a instalação do sistema de segurança dos basculantes. Pouco mais de um mês depois, graças à atuação de Davi Alcolumbre, a prorrogação foi consentida.

“Foi uma conquista histórica que estamos levando para os amapaenses e para os trabalhadores do Brasil: a possibilidade de suspendermos essa cobrança do CSV. Estou muito feliz porque nosso pleito foi atendido. É a valorização daqueles que vivem do transporte diário de insumos para nossas cidades”, frisou.Além da atuação do Ministério dos Transportes, Alcolumbre destacou a participação do secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, para o atendimento do pleito dos caminhoneiros.

“Não poderia deixar de agradecer a atuação do secretário Adrualdo Catão, que foi atencioso ao nosso pedido, e do ministro Renan Filho por essa grande conquista para todo nosso país”, finalizou o parlamentar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo