Cidades

Defesa Civil Estadual monitora pontos de alagamento e alerta para mais chuvas intensas no Amapá

Em Macapá e Santana foram identificados oito bairros em situação de alerta.

As fortes chuvas que caíram na madrugada desta sexta-feira, 29, atingiram sete municípios do Amapá, provocando alagamentos em vários pontos. A Defesa Civil Estadual segue monitorando as áreas com riscos de inundação. Em Macapá e Santana foram identificados oito bairros em situação de alerta. 

As chuvas coincidiram com a alta da maré do Rio Amazonas, sobrecarregando canais de drenagem. Em Macapá, seis bairros foram atingidos, o maior volume de água foi registrado no Nova Esperança, com acumulado de 43,4mm, o dobro do previsto. Outro ponto muito afetado foi a região central da cidade, deixando ruas e avenidas alagadas.

Na Zona Norte, os bairros que apresentaram acúmulo elevado acima do previsto são: Novo Horizonte com 40,2 mm e Jardim Felicidade com 35,6mm. Já na Zona Sul, foram 35,2mm de chuvas no Zerão, e 43,2mm no Santa Inês.

De acordo com o major Reis, da Defesa Civil, mesmo com o feriadão da Semana Santa, as equipes de monitoramento estão nas ruas fazendo a verificação dos pontos de alagamento. No Centro Integrado de Operações Sociais (Ciodes) houve apenas uma ocorrência registrada no bairro Buritizal.

“Tivemos registro de vários pontos de alagamentos no Centro de Macapá, com interrupção do trânsito em algumas vias. Isso ocorreu devido a coincidência entre chuvas intensas e maré alta, o que dificultou o escoamento. Agora a maré está baixando, a chuva parou e a água acumulada aos poucos está sendo drenada”, explicou o major.

Em Santana, os pontos de alagamentos considerados críticos foram registrados no Igarapé da Fortaleza. Os demais municípios mais atingidos foram Porto Grande, Itaubal, Laranjal do Jari, Calçoene e Oiapoque. 

A Defesa Civil, informou ainda que, nos próximos dias a previsão é de chuvas consideradas de leve a moderada, no sábado o acumulado é de 07 a 20mm e no domingo de 04 a 18mm, mas é importante manter o alerta em caso de mudança do tempo. A tendência da tábua da marés é de que o nível se mantenha ou diminua, sem registro de elevação. 

A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:

  • 193 – Corpo de Bombeiros
  • 190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo