Amapá

Demora em abertura de comportas agrava alagamento no Centro de Macapá

As fortes chuvas registradas na tarde desta segunda-feira (1º) voltaram a fazer estragos na capital macapaense. De acordo com comerciantes do centro comercial houve uma falha no gerenciamento das comportas do Canal da Mendonça Júnior, a demora em suas aberturas, agravou a invasão das águas.
Dessa vez os prejuízos foram causados no centro comercial, onde donos de lojas foram surpreendidos pela invasão das águas. “Todos sabemos que quando as chuvas chegam há alagamento do centro, porém quando vimos a proporção verificamos que as comportas não foram abertas no tempo certo, o que agravou todo esse alagamento”, disse um dos comerciantes que não quis se identificar.

Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet), a chuva intensa coincidiu com a maré alta do Rio Amazonas, causando o transbordamento do canal da Av. Mendonça Junior.

Comerciantes afirmam que as comportas fechadas do canal teriam contribuído com o grande volume de água que invadiu as casas e lojas próximas. Ainda segundo o Núcleo de Hidrometeorologia ainda há previsão de mais chuvas para toda a região central do Amapá durante o mês de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Obras de Macapá disse que a comporta estava aberta, por isso alagou, por essa razão o rio invadiu o canal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo