Deputado Júnior Favacho destina R$ 129 mil para apoiar o maior bloco de rua de Macapá e destaca importância econômica do evento ‘A Banda’
Com o intuito de contribuir com uma das maiores festas populares do Amapá, o deputado estadual Júnior Favacho (MDB) destinou R$ 129 mil em recursos de emendas impositivas para a realização do evento “A Banda”, que acontecerá no próximo domingo (30), no encerramento do Macapá Verão, e terá como atração nacional o grupo baiano Parangolé. A cerimônia de repasse da verba aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Prefeitura de Macapá, e contou com a presença do prefeito Dr. Furlan e de representantes do bloco de rua responsável pela festa.
Esta é a segunda vez que “A Banda” é inserida na programação oficial do Macapá Verão, mas o bloco de rua já existe há 58 anos na capital. De acordo com Júnior Favacho, o apoio ao evento tem o objetivo de contribuir para a preservação e valorização de uma festa com forte apelo popular. “O macapaense tem uma identificação muito forte com ‘A Banda’. Eu mesmo frequento com a minha família desde a infância. Ela leva alegria para a população há anos, e esse ano não será diferente. Nossa contribuição é no sentido de fortalecer ainda mais essa festa”, destacou o parlamentar.
Júnior Favacho, que é vice-presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), também destacou o aspecto econômico do evento. “A Banda é um momento de lazer entretenimento, mas também de trabalho e empreendedorismo. Todos os anos, vendedores ambulantes conseguem complementar a renda vendendo comidas e bebidas durante a realização da festa, e isso é muito importante para a economia local. Parabenizo o Dr. Furlan pela iniciativa de inserir ‘A Banda’ no Macapá Verão, tornando esse evento ainda mais grandioso. Ano passado, o bloco levou 200 mil pessoas para as ruas de Macapá, e esse ano será ainda maior”, completou.
Júnior também agradeceu ao governador Clécio Luís, ao vice-governador Teles Júnior e à presidente da Alap, Alliny Serrão, pelo apoio na liberação do repasse das emendas impositivas para serem utilizadas no evento. Para ele, isso mostra que todos os entes estão empenhados em valorizar “A Banda”, que, na opinião dele, é muito mais do que um bloco de carnaval. “A banda é um símbolo de união e alegria, e que promove a diversidade cultural do nosso estado. Nosso mandato sempre apoiou esse evento, e continuaremos apoiando sempre que possível”, complementou.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, agradeceu ao deputado Júnior Favacho pelo repasse do recurso. Segundo ele, o montante será essencial para a realização de uma das maiores edições da festa, e que encerrará com chave de ouro o Macapá Verão. “Estamos realizando em 2023 o maior Macapá Verão de todos os tempos, e ‘A Banda’ é uma das peças-chave desse sucesso. Agradeço ao deputado Júnior Favacho pela sensibilidade em destinar esses recursos e de contribuir de forma direta para o sucesso da festa”, disse.
Os recursos já estão disponíveis para a Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco Sujos – “A Banda”, que poderá aplicá-lo no custeio de qualquer despesa relacionada ao evento. De acordo com o conselheiro da associação, Jofre Cavalcanti, o investimento na “Banda” traz inúmeros benefícios para o poder público. “A banda deve levar 200 mil pessoas às ruas neste ano, e temos ciência de que esses recursos aplicados retornarão aos cofres públicos na forma de impostos. Agradecemos muito o apoio do deputado Júnior Favacho, e garantimos que realizaremos uma linda festa em 2023”.
Atrações
Maior bloco popular da região Norte, “A Banda” é considerada Patrimônio Cultural de Macapá e Patrimônio Imaterial do Amapá. Neste ano, a festa terá como atração nacional o grupo de pagode baiano Parangolé, dono de hits como “Rebolation” e “Rapunzel”. O cantor amapaense Adail Júnior também foi escalado para animar a festa. Eles se dividirão no palco do trio elétrico que percorrerá 7 quilômetros pelas ruas do centro de Macapá. A festa está programada para começar às 13h, no Centro Sócio-Cultural “A Banda”, na rua Ernestino Borges.