Cidades

Dois meses depois de destruído, projeto de restruturação do Poço do Mato será apresentado na próxima semana

Com quase 2 meses que o Poço do Mato, um dos símbolos do tradicional bairro Laguinho foi derrubado em um acidente pelo caminhão que prestava serviço de asfaltamento da cidade, da empresa contratada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), uma comissão de moradores do Laguinho foi montada para tratar sobre a reconstrução do espaço, garantido pela Semob.

De acordo com o presidente da Associação Sócio Recreativo e Carnavalesco Poço do Mato (Arcpoma), Claudeci da Costa Fernandes, que faz parte da comissão, foi feito um projeto e aprovado pela comissão, com uma nova estrutura, com mais simbologia da cultura local.

“A equipe da Semob veio aqui fazer a medição do local e, junto com a Fumcult, elaborou um projeto, bem bonito e valorizando a cultura e a história do local. Eles nos apresentaram e concordamos com o novo projeto. O que queremos é que ele seja restabelecido o quanto antes”, ressalta.

Segundo a equipe da Secretaria de Obras, a nova estrutura irá valorizar o espaço e entregar para a comunidade um local de convivência social. O desenho completo arquitetônico deve ser apresentado na próxima semana. A obra será custeada com recursos do Tesouro municipal.

História

O Poço do Mato foi criado em 1864 para fornecer água aos moradores do antigo bairro Laguinho, tornou-se uma verdadeira fonte de imaginação e fatos folclóricos para os macapaenses. Músicas, poemas e livros já foram feitos sobre ele. Nos últimos anos aconteciam saraus literários e eventos carnavalescos em seu entorno.

Na década de 90, ele foi declarado Monumento de Interesse Cultural do município de Macapá, por meio do Projeto de Lei nº 037/93, da Câmara de Vereadores de Macapá.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo