Cidades

Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque-Censo 137

Serviço está disponível a partir desta terça-feira (27) em todos os municípios do Amapá, exceto Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Pedra Branca do Amapari.

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que passa a atender a todos os estados do país a partir desta terça-feira (27). O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, basta acessar o site “censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html”.

No Amapá, o Disque-Censo 137 está disponível em todos os municípios, exceto Macapá, Santana, Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari.

Segundo o chefe da Sessão de Disseminação de Informações do IBGE Amapá, Joel Lima, isso ocorre devido a não finalização dos setores censitários nesses quatro municípios.

“Moradores dos municípios do Amapá que já encerraram os setores censitários já podem ligar, exceto de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Pedra Branca do Amapari porque são cidades com setores em andamento”, explicou.

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30.

Com mais de 80% da população recenseada no Brasil, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios.

Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O serviço já recebeu mais de 430 chamadas até 23 de dezembro.

O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30.

Forma de atendimento

Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.

A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.

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