Empreendedorismo

Donuts da Preta: Um pequeno negócio que começou com entregas de bicicleta

Um casal, uma receita, as contas e uma bicicleta. Assim podia se descrever a história do Donuts da Preta, uma micro empresa comandada por Gabriela Santana, com seu companheiro Leandro Melo.
Foi uma forma de ganhar um extra para ajudar na faculdade, que surgiu a ideia que veio da tia da Gabriela, que fazer Donuts seria uma boa saída para levantar uma renda.

Paula, a tia da Gabriela, trabalhava com bolo e tinha muita habilidade para a confeitaria, embora elas lembrem que a primeira vez que fizeram os donuts, não ficaram nada bonitos, só o que compensou o sabor, que ficou delicioso. Vendeu e já pensou em dar um nome ao produto, recebeu a dica de uma amiga e assim nasceu o Donuts da Preta.
“Mandei uma mensagem pro meu namorado Leandro e ele criou uma logomarca bem simples no Canva, e aí a gente começou a produzir, fez os adesivos e começou a vender. A minha tia tinha os clientes dela, e era pra eles que a gente vendia. O meu pai fazia as entregas de carro naquela época, porque eram clientes próximos de onde a gente morava, de onde a minha tia morava. E o meu namorado começou a levar pra faculdade”, relembra.

E foi assim por alguns meses, até que pararam de produzir, pelas demandas da vida e outros trabalhos que surgiram. O casal já morando junto, se viram desempregados e resolveram voltar com os donuts. Assim ela pegou a receita com a tia, que deu a ideia de vender pelo instagram e na época só tinham uma bicicleta. “Foi assim: a gente fazia numa cozinha pequena em casa, Leandro ficava com a massa, eu fazia recheio, cuidava dos pedidos e da embalagem. Ele fazia entrega na bicicleta, eu pedia desculpas pela demora para os clientes, pois só tínhamos a bicicleta, eles entendiam e sempre encomendavam, mas aí veio a pandemia e a gente teve que parar por um tempo, mas em 2021 aumentaram os pedidos e a gente não teve mais como fazer sem entregador, a gente começou a chamar alguns conhecidos para fazer as entregas, colegas conhecidos nossos para fazer as entregas, porque já estava inviável o Leandro fazê-las de bicicleta”, relata.


Foi 2022 que determinou a mudança de chave nos negócios, pois conseguiram uma moto que dividiam com entregas de outros, mas até então o que faziam era para pagar as contas, não tinham parado para pensar num sonho de empreender mais e conquistar o mercado.
“Era a única renda que a gente tinha, a gente fazia porque era necessário, mas 2023 chegou e a gente passou a ver nosso negócio como empresa, sou eu e o Leandro ainda, mas nosso olhar hoje é de empreendedor, a gente tá no mercado e fazendo nosso nome, nós somos jovens apostando na nossa criação, a gente usa a internet, as redes sociais para divulgar, para vender nosso produto que tem marca, que tem história e que mesmo pequena, é a nossa fonte de renda”, destaca.

O Donuts da Preta é um Microempreendedor Individual (MEI), entre 15 milhões de Microempreendedores Individuais de todo o Brasil, o que representa mais de 70% de empresas formais no Brasil.
“Desde 2021 eu corri atrás de fazer meu CNPJ e me tornei MEI, já sabia que existia e busquei fazer para tornar meu negócio mais legal. A empresa é ainda em casa, mas a gente tem um plano de abrir uma cozinha, continuar no delivery, a gente é pé no chão, ainda não é a hora abrir uma loja, ou algo assim, para atender presencial, mas a gente tem perspectivas, a gente é jovem e acredita no nosso potencial, mas vai ser tudo bem planejado”, diz Gabriela.

Ser empreendedora e conquistar sua independência financeira está sendo uma grande conquista, mas para Gabriela o que fez a mudança realmente foi ouvir que está sendo uma inspiração para outras pessoas se tornarem empreendedores e montarem seu negócio. “Digo para eles: coragem, acho que foi isso o que mais tivemos”, finalizou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo