O vereador de Macapá, Dudu Tavares (PDT), prossegue em diálogo com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e com a Defesa Civil Estadual, na construção do Plano de Contingência aos efeitos dos fenômenos naturais que assolam o Arquipélago do Bailique, há 180 km da capital.
A primeira agenda a nível estadual aconteceu na quinta-feira, 27. Capitaneada pela secretária Aline Gurgel, acompanhada dos seus técnicos da Assistência Social.
Na pauta, o planejamento para visita in loco, que acontecerá ao longo do mês de março, onde será feito, de imediato, diagnóstico e levantamento social das famílias afetadas. Posteriormente, serão traçadas estratégias de apoio às famílias, no sentido da Segurança Alimentar, acesso a água potável, Cadastro Único para Programas Sociais, dentre outras ações transversais urgentes e permanentes, que visam a qualidade de vida dos moradores.
“Somando forças, encontraremos soluções imediatas e a longo prazo, para garantir a dignidade dos mais de 13 mil ribeirinhos da região. Esse é o nosso compromisso”, frisou Dudu Tavares.
ARTICULAÇÃO EM BRASÍLIA
No início de fevereiro, o vereador de Macapá, Dudu Tavares cumpriu extensa agenda em Brasília. Na oportunidade, conversou com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que enquanto governador do Amapá, liderou diversas ações de ajuda humanitária para as comunidades do Bailique, e conhece a realidade dos que ali residem.
Tavares também reuniu com Paulo Falcão, da Secretaria Nacional de Defesa Civil. E com Bárbara Caterine, da Secretaria de infraestrutura Hídrica.
Via Ofício, Dudu Tavares reforçou o pedido de intervenção e apoio do Ministério para amenizar os efeitos dos fenômenos.
A partir dessas agendas, o ministro Waldez solicitou apoio do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Brasil. Que acionou Valéria Burity, secretaria extraordinaria de Combate à Fome, para quem o parlamentar de Macapá também explanou sobre a problemática do Distrito.
O senador Davi Alcolumbre também recepcionou o vereador Dudu Tavares, e se colocou à disposição para o enfrentamento e assistência às centenas de famílias que sofrem há anos com os eventos naturais.