Em clima de folia, unidades de saúde realizaram atividade de carnaval para pacientes e colaboradores com voluntários do Grupo Samba New
Ainda em clima de carnaval, a Unidade de Pronto Atendimento UPA Zona Sul e Unidade Estadual de Internação (UEI) promoveram neste sábado, 25 de fevereiro, uma dose a mais de alegria para pacientes e colaboradores com a ‘Folia UPA e UEI’. A iniciativa da Comissão de Humanização proporcionou às unidades um instante de descontração. Voluntários do Grupo Samba New fizeram a festa com marchinhas e hinos no ritmo de samba.
De acordo com o Responsável Técnico (RT) pelo serviço social da UPA, Jorge Menezes, o intuito da ação foi amenizar o distanciamento social que pacientes e profissionais da unidade tiveram no feriado de carnaval. “Convidamos o Grupo Samba New, uma banda carnavalesca, para realizar esse momento de interação nas unidades. O clima de brincadeira tomou conta da UPA e UEI, diminuindo os efeitos negativos da internação e proporcionando aos colaboradores realizar trabalho de maneira mais ele, e, consequentemente, fortalecendo o vínculo entre equipe e usuários”, explicou.
Para o Grupo Samba New foi uma experiência gratificante. “Participar da Folia UPA e UEI nos mostrou que podemos fazer o bem nas pequenas coisa e que realmente a música salva. porque a gente ver no rosto das pessoas a felicidade de ver a gente ali fazendo algo que é diferente da rotina daquele lugar”, disse Eloisa Maria do Espirito Santo Souza, cantora do grupo.
A voluntária destaca que o grupo saiu das unidades renovado. “Cada pessoa dentro do sistema de saúde tem que ter uma força impressionante, pois trabalhar com a saúde é de longe uma das coisas mais honrosas a se fazer. Nós, como grupo, devemos nos engajar mais nesse tipo de ação, que é um bem para toda comunidade. Pois dá força para que as pessoas possam continuar o trabalho e os pacientes ficarem cada vez mais crentes numa recuperação”, afirmou.
A gerente de enfermagem da UEI, Regiane Nascimento, ressalta que a ação teve o objetivo de proporcionar alegria aos pacientes que não puderam participar do evento carnavalesco ofertado pelo Estado do Amapá.“Foi um sábado de alegria e descontração. Obrigada a todos por fazer esse momento acontecer”, disse.