Durante chuva árvore cai na Jovino Dinoá
A manhã desta segunda-feira, 14, começou complicada para quem transitava pelo centro da cidade. Uma árvore caiu na rua Jovino Dinoá, entre as avenidas Machado de Assis e Duque de Caxias, obstruindo a Jovino e interrompendo o fluxo de veículos. Motoristas tiveram que voltar na contramão, deixando o trânsito, que já é intenso, parado.
Segundo o funcionário de um mercantil que fica na esquina do local a árvore que caiu já estava seca, e servidores do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na mesma calçada, realizaram um pedido de supressão da mesma, mas não foram atendidos. Com as chuvas, o resultado foi a queda completa do tronco.
O corpo de bombeiros foi acionado e chegou ao local por volta das 8h, assim como a Guarda Municipal que fechou o perímetro para o trabalho dos bombeiros. Os restos do tronco e galhos foram recolhidos pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e o trânsito foi liberado por volta das 9h20.
Igual a esta árvore, que já estava seca, existem várias outras por toda a capital, que representam um risco maior de acidentes durante o período de chuvas. A Defesa Civil orienta que ao identificar o risco de acidentes, o munícipe deve primeiro evitar o trânsito nas proximidades e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para realizar a solicitação ambiental para a avaliação e supressão da mesma.
Após o requerimento, a equipe da Semam vistoria o local, tamanho e posição da árvore para autorizar ou não o corte.