Educashow: performance lúdica sobre o meio ambiente encanta visitantes durante a 30ª Agropesc, no município de Amapá
Ensinar a importância da preservação ambiental de forma lúdica. Esse é o objetivo do “Educashow”, uma exposição com fantoches e brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) expõe durante a 30ª edição da feira Agropesc, que acontece até domingo, 3, no município de Amapá.
O educador ambiental da Sema, Renato Brasiliense, é o responsável por transformar o lixo em criatividade. Dando vida ao fantoche Pedrinho, ‘O amigo do meio ambiente’, o artista se comunica com crianças e adolescentes, contando histórias sobre a temática da proteção ambiental.
“A educação ambiental pode ser trabalhada de diversas formas e essa dá asas à imaginação das crianças para que haja conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente. Aqui também trago a demonstração de como transformar um material descartável em algo útil para a vida das pessoas”, destacou Brasiliense.
Ao utilizar o termo ‘educashow ambiental’, Brasiliense ressignificou a educação ambiental, utilizando a reciclagem de forma divertida. A produção de brinquedos feitos de potes de plástico e latas de refrigerante são parte da mostra que os visitantes encontram no estande da Sema.
A estudante de enfermagem Vanessa Maciel, de 26 anos, prestigiou a feira e acredita que o método de conscientização que o educashow promove é capaz de incentivar a concepção dos cidadãos para as boas práticas de sustentabilidade.
“Eu achei muito prático e interessante. Uma forma de ter novas ideias para fazer alguém feliz com a brincadeira e reaproveitar o material descartável. É uma iniciativa totalmente válida e que funciona”, disse a visitante.
30ª Agropesc do Amapá
Há trinta anos a Agropesc faz parte da programação cultural e econômica do município de Amapá. A feira reúne o melhor do entretenimento, empreendedorismo e geração de oportunidades de negócios na agropecuária, uma forte vertente da economia da Região dos Lagos. A programação deste ano reúne shows culturais, rodeio, oficinas, cursos e exposições variadas.
Foto: Luke Araújo/GEA
O educador ambiental da Sema, Renato Brasiliense, é o responsável pelo projeto