Eleições 2022: começa hoje o prazo para eleitores pedirem voto em trânsito
A partir de hoje, 18 de julho, eleitores que estarão fora do seu domicilio eleitoral nas eleições de 2022, já podem solicitar o voto em trânsito, para participar do pleito que acontece nos dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (em caso de segundo turno). O prazo para esse pedido vai até dia 18 de agosto.
Com a solicitação o eleitor pode indicar outra cidade para votar, desde que esteja com o título em situação regular, sem pendências com a Justiça Eleitoral. Para fazer o pedido, é necessário procurar atendimento presencial em um cartório eleitoral e indicar onde pretende votar. Também é possível solicitar o voto em trânsito para um turno ou para os dois.
Para as eleições de 2022 existem duas possibilidades de voto em trânsito. Quem estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Quem estiver em outro estado, por outro lado, poderá votar apenas para o cargo de presidente.
Os eleitores que optarem pelo voto em trânsito nessas eleições poderão votar em dois locais em Macapá. Na sede do Cartório da 10° Zona Eleitoral, situado na Av. Maria Cavalcante Picanço, s/n° no bairro Infraero II, Zona Norte da cidade, e na Casa da Cidadania, instalada na 2° Zona Eleitoral, na Av. Mendonça Júnio,1452, Centro.
A habilitação para o voto em trânsito não transfere ou altera os dados da inscrição eleitoral. Passado o pleito, o eleitor volta automaticamente a ter vínculo com o seu domicílio eleitoral e a sua seção de origem.