Eleições 2022: TRE realiza diplomação de eleitos e suplentes
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou na noite desta segunda-feira, 19, a diplomação dos eleitos e seus respectivos suplentes no pleito de 2022.
Entre os diplomados estava o senador reeleito, Davi Alcolumbre, que foi reconduzido para seu segundo mandato. Em sua fala Davi relembrou a trajetória dos últimos oito anos de atuação e reafirmou o compromisso para 2023.
“Primeiramente vem o sentimento de gratidão ao povo do Amapá por me permitir representá-los mais uma vez no senado federal. Tenho humildade de reconhecer que precisamos avançar muito, mas reconheço também que muito já foi feito, e irei continuar utilizando minha experiência para fazer ainda mais e melhor pelo povo do Amapá”, disse Davi.
O governador eleito Clécio Luís (Solidariedade) também foi diplomado com a presença de familiares, amigos e cabos eleitorais que compareceram no auditório do Cartório Eleitoral da 10°Zona, no bairro Infraero.
Em sua fala l, Clécio definiu o momento como simbólico, pois representa o fim do processo eleitoral. “Esse momento é simbólico e representa o fim de um processo, com isso os eleitos passam a ter atribuições compatíveis com seu mandato. Meu desejo é fazer um governo presente para que eu possa cumprir ao máximo o que está no meu programa de governo, para fazer jus a esperança e a crença de que podemos avançar, melhorar o Amapá e mudar o que precisa ser mudado”, afirmou.
O presidente do TRE-AP, desembargador Gilberto Pinheiro, definiu as eleições como tranquilas e disse que diplomação é o encerramento do pleito. “Para nós esse momento da diplomação representa a satisfação do dever cumprido, afinal de contas realizar uma eleição é um jogo que precisamos chegar até o fim. Quando digo essas eleições foram tranquilas é porque nosso maior problema sempre foi acesso, e as peculiaridades da nossa região amazônica, mas graças a Deus conseguimos levar urnas em todos os locais que haviam eleitores, fazendo com que concluíssemos com sucesso mais essa missão”, comemorou o desembargador.
Os diplomas foram entregues aos eleitos governador e vice, senador, 24 deputados estaduais, 8 deputados federais, além dos suplentes, totalizando 54 diplomados.