Em Calçoene, Polícia Civil realiza operação contra desmatamento e extração ilegal de ouro
Agentes da Polícia Civil, realizaram uma ação em Calçoene ligada à Operação Guardiões dos Biomas. De acordo com o delegado Wellington Ferraz, titular da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), a operação é relacionada a alertas de desmatamento e extração mineral relacionados a pontos delimitados e georreferenciados pela equipe de Monitoramento de Imagens de Satélites da DEMA, bem como pelo CENSIPAM, em Brasília, compartilhados com a Polícia Civil do Amapá.
“Nos deslocamos até a área georeferenciada e flagramos a área desmatada e com a ocorrência de extração mineral (ouro), com diversos equipamentos em funcionamento em área sem licença emitida pelo órgão ambiental competente” disse o delegado.
Ainda segundo a autoridade policial foi realizada a inutilização de equipamentos na área, assim como foi identificado quem seriam os indivíduos que exploravam e desmatavam naquela localidade.
“Será instaurado Inquérito Policial para fins de responsabilização criminal dos infratores, já que identificamos duas áreas de garimpo (um ao lado do outro). Além disso, comunicaremos ao órgão ambiental competente para providências administrativas”, disse Ferraz.
A ação da Polícia Civil contou com o apoio do Grupo Tático Aéreo- GTA.