Empreendedorismo

Embrapa inaugura sistema de reaproveitamento de água

Projeto funcionará como Unidade de Referência Tecnológica no estado.

Foi inaugurado nesta sexta-feira, 15, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amapá, uma estação de tratamento e reutilização de águas de sistemas de produção de organismos aquáticos, como o camarão e outros peixes nativos. A água utilizada nestes serviços anteriormente era descartada no meio ambiente com as impurezas de seu uso, mas com o novo sistema esta mesma água pode ser reaproveitada, beneficiando o meio ambiente e o aquicultor. 

Chefe-geral da Embrapa Amapá, Antônio Cláudio
Foto: Celiane Freitas

“A ideia é que, a partir da demonstração desse sistema, nós possamos utilizar a filtragem da água e reutilização em muitos dos sistemas que pudermos, até mesmo pequenas empresas”, afirma Antônio Cláudio, chefe-geral da Embrapa Amapá.

Segundo Jô de Farias, pesquisador e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, o sistema é ecológico, tem fácil manutenção e é capaz de filtrar mais de 100 mil litros de água por dia, reaproveitando até 80% de toda água já utilizada, perdendo apenas a que evaporou.

Segundo o pesquisador Jô de Farias sistema filtra mais de 100 mil litros de água
Foto: Celiane Freitas

O projeto foi financiado com emenda parlamentar da deputada Aline Gurgel, que foi procurada pela própria Embrapa, que já tinha o projeto e aguardava financiamento para ser iniciado. O valor de R$ 200 mil oriundo da emenda foi utilizado no projeto que foi entregue hoje pela manhã. 

Financiadora do projeto, deputada Aline Gurgel
Foto: Celiane Freiitas

“Vai ser muito útil, porque vai influenciar na pesquisa de piscicultura, cultivo de camarão e outras situações para ajudar nossa cidade, o repovoamento dos rios e alimentação de qualidade”, cita a deputada.

“Muitas vezes, você seca o viveiro e joga essa água toda fora, e essa água que você está jogando fora ainda tem muito a oferecer, porque é uma água rica que você já investiu, entre preparações e adubos”, explica Geraldo Roberto, engenheiro de Pesca e Aquicultor convidado ao evento de inauguração do sistema de reaproveitamento. 

Geraldo acredita que reutilização é importante para natureza e trabalhador
Foto: Celiane Freitas

Como profissional da área, ele ressalta o quanto é importante não só para a natureza quanto para o próprio trabalhador que sua água seja reutilizada com segurança e qualidade, intuito do projeto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo