O ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou do Encontro dos Tambores, neste domingo, 21, no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA). O evento teve como objetivo integrar as comunidades mais tradicionais em uma série de atividades culturais.
O encontro foi marcado pela Missa dos Quilombos, realizado em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro. A programação foi composta de ritos católicos e também de religiões de matrizes africanas. Padre Paulo conduziu a missa e destacou a importância de eventos como esse no calendário local. “Hoje é um dia de celebrar a resistência e recordar, com a bênção de Zumbi, cada caixa de Marabaixo reverenciando nossos irmãos que partiram em decorrência da Covid. Cada rufar de tambores afirma a importância da história do povo preto. Viva a nossa ancestralidade e a nossa identidade”, pontuou o padre
Para Clécio Luís, a festa reafirma a importância da identidade do povo amapaense. “Ano passado, por conta da pandemia, não celebramos de forma presencial o Encontro dos Tambores. Que é uma festa linda, que é nossa, cheia de fé, ancestralidade, mostrando a importância da nossa cultura e tradição. Esse evento é um dos mais simbólicos do Amapá, reunindo comunidades de todo o estado, que têm como principal expressão cultural o marabaixo e batuque”, ressaltou.
Após a missa, comunidades tradicionais apresentaram-se com grupos de Marabaixo e batuque. O evento segue até 2 de dezembro e contará ainda com diversas programações, exposições de artes, Feira Afroempreendedora e apresentação de comunidades tradicionais, além de shows de samba e pagode.