Saúde

Estado do Amapá é representado em evento do Projeto Cuida APS, voltado para cuidado com pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis

O estado do Amapá esteve representado no “Encontro Ampliado do Projeto Cuida APS: cuidado das pessoas com condições crônicas não transmissíveis (DNCT)”, realizado no último final de semana em Salvador. A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS-AP), Elinete Ladislau, representou os municípios amapaenses neste evento que faz parte dos Encontros de Educação Permanente da Linha de Apoio. O secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes e a diretora Inês Eugenia Costa, representaram a Secretaria Estadual de Saúde do Amapá (SESA).

O Amapá é um dos três estados contemplados pela Linha de Apoio do Projeto Cuida APS: cuidado das pessoas com DNCT, que são as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. O projeto tem como finalidade, capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com a promoção de qualificação. O projeto é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz viabilizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROARDI-SUS) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Através do Cuida APS são oferecidos dois cursos na modalidade Educação à Distância (EAD) de abrangência nacional, um curso de extensão voltado para Gestores de UBSs, gestores das Secretarias Municipais de Saúde do Estado e Municípios, e um curso de aperfeiçoamento para profissionais da assistência da APS, nível superior e técnico. E ainda um curso de especialização para profissionais de nível superior. O objetivo é, até 2023, qualificar mais de 7 mil gestores e profissionais de assistência em todo o país.

No total o projeto abrange 56 municípios brasileiros. No Amapá são contemplados profissionais dos municípios da Região de Saúde Sudoeste, que compreende os municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Mazagão e Santana. Os estados da Bahia e Pernambuco também estão inseridos no Cuida APS. Nos cursos os profissionais são incentivados a desenvolver as competências voltadas à prática do cuidado com a saúde, tomada de decisão clínica e gestão de serviços da APS. A metodologia para todos os cursos se pauta na Educação Permanente como estratégia transversal às ações.

Neste encontro em Salvador-BA os participantes apresentaram os métodos e estratégias escolhidas pelo projeto em desenvolvimento em cada um dos estados, com o compartilhamento de resultados preliminares deste primeiro ano de qualificação. Eles também fizeram uma reflexão e construção coletiva sobre os rumos do projeto em 2023.

Elinete Ladislau fez parte da mesa de abertura junto com o secretário Juan Mendes e os representantes dos estados da Bahia e Pernambuco. “Foi um momento importante para o Amapá, que está entre os estados que está qualificando seus profissionais de saúde para cuidar das pessoas com condições crônicas não transmissíveis, que são um grande desafio para a saúde pública e com um elevado índice de causa de mortes em todo o mundo. O COSEMS-AP é um dos apoiadores deste projeto no Amapá”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo