“Estamos de volta pra casa”, afirma Governador Clécio na reabertura do novo Cândido Portinari
Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari retorna ao prédio original após 16 anos. A reabertura aconteceu na manhã de terça-feira, 20, reunindo a sociedade artística e cultural amapaense para esse marco que foi uma promessa de campanha do governador Clécio Luís.
Com fachada e ambientes renovados, porém preservando a originalidade arquitetônica do prédio original fundado em 1973, o governo do Estado devolve a sociedade o ambiente com espaços reformados e com mais funcionalidade. O centro vai ofertar 11 cursos técnicos de qualificação profissional, atendendo em média 240 estudantes.
“Estamos recebendo nosso prédio, com uma felicidade gigantesca para nossa comunidade escolar e sociedade amapaense, pois é uma referencia da produção artística e cultural do Amapá, esta de volta em nossa casa”, afirma contagiante o diretor do Cândido Portinari, Edivan Boiba.
Para a reabertura do prédio, o centro vai estrear com a exposição de obras do artista que marca a fundação do centro, valorizando o legado de R. Peixe. “Esse momento é muito importante, durante 16 anos não funcionava no prédio original, há 10 anos iniciou a reforma e concluímos em 1 ano e meio, mantendo todos os elementos originais e outros foram acrescentados para dar mais funcionalidade. Essa escola está ligada com a historia do Amapá, sendo criada e idealizada por R. Peixe, o maior artista plástico de todos os tempos no Amapá e como os professores e artistas no centro denominam, estamos de volta para casa”, ressalta Clécio Luís, governador do Estado.
O artista plástico Raimundo Braga de Almeida, o R.Peixe, é uma referência no ramo artístico do estado do Amapá e fundou o Cândido Portinari em 1963, porém o prédio que atualmente volta a sociedade artística amapaense em 1973.