Moda

Estilista amapaense estreia no SPFW e leva crochê para as passarelas

ABrilhante tem peças artesanais que compõem collab em coleção assinada por Dario Mittmann.

Da periferia do Amapá para o centro da moda, a estilista Poliana Brilhante – ABrilhante, de 24 anos, estreou no São Paulo Fashion Week (SPFW), na última quinta-feira (17), com seus trabalhos de crochê em uma proposta futurista. Ela apresentou as peças, em collab, na coleção “DUPE: A Streetwear Parody”, assinada pelo aclamado Dario Mittmann.

Nascida e criada no município de Santana, e moradora de áreas de pontes, Abrilhante é a primeira estilista amapaense a integrar uma coleção do maior evento de moda do país. Com a participação no SPFW, Poliana espera inspirar outros profissionais do Norte a buscar espaço nos cenários nacional e internacional.

“No intervalo de um ano, várias coisas aconteceram, a gente conseguiu chegar no São Paulo Fashion Week. Eu trabalho com crochê, com moda, especificamente há três anos, e já estou ocupando espaços tão grandes. E para mim, como uma pessoa que veio do Norte, do Amapá, da ponte, é um momento histórico que a gente está fazendo”, disse.

O crochê na vida da estilista possui um significado muito maior do que apenas trabalho. Abrilhante conheceu a técnica de produzir peças com agulhas ainda criança, em 2007, quando morava no bairro Fonte Nova, periferia de Santana. A mãe dela aprendeu a fazer crochê durante tratamento de câncer, em Belém (PA), e quando voltou para casa, curada, repassou os conhecimentos.

Atualmente morando em Niterói, a amapaense chegou a vender monteiro-lopes para se sustentar.
Em meio aos muitos trabalhos para levantar renda, o crochê ganhou mais força durante o período da pandemia, quando Abrilhante postava suas peças nas redes sociais. O trabalho gerou repercussão, o que levou a estilista a produzir roupas para as cantoras Erykah Badu, Marina Sena, Iza e Glória Groover.

“Abrilhante sempre fui eu. Sempre fui uma pessoa das redes sociais, gosto de ser uma figura pública, de estar ali falando com as pessoas. Então, Abrilhante, antes de ser uma marca, é eu. E quando comecei a vender o crochê, eu quis ser a cara da minha marca”, frisou.

A coleção “DUPE: A Streetwear Parody”, de Dario Mittmann, traz mega produções com texturas e cores em uma pegada cyberpunk futurista, com a reflexão: “o que é uma moda de rua genuinamente brasileira, então eu trouxe os clichês do streetwear unidos a nossa estética e o jeitinho que só o brasileiro tem”.

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