Educação

Estudantes reúnem com a Secretaria de Educação para debater sobre a greve dos professores

Alunos do terceiro ano estão preocupados com a paralisação das aulas

A paralisação dos professores da rede estadual de ensino, marcada para quinta, 04, preocupa estudantes do terceiro ano da rede pública ensino. Alunos de várias escolas e representantes da Secretaria de Educação (SEED), reuniram na manhã de terça, 06, no auditório da SEED, para debater a preocupação com o calendário de aulas e a preparação para o ENEM, que serão diretamente prejudicados pela greve.

Por meio da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (UECSA), estudantes convocaram reunião com a Secretaria de Educação para mostrar os prejuízos que a greve vai apresentar aos estudantes, umas das preocupações, é com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“Estamos representando todos os estudantes que serão totalmente afetadas, o terceiro ano vai ficar muito prejudicado, principalmente devido ao Enem e precisamos falar da nossa situação. É extremamente necessária uma solução, pois até parece, que estamos na pandemia, que tudo era via internet, é fundamental a presença dos professores para um ensino digno” explica o estudante de 19 anos, Gustavo Alef, da Escola Gabriel de Almeida Café.

Gustavo Alef

Outra preocupação dos alunos é com o calendário escolar, principalmente os que estudam no interior do Amapá.

“Estamos aqui para dizer à secretaria de educação que não somos apenas espectadores, queremos fazer parte das tratativas, que sejamos ouvidos em relação a greve que já está anunciada, e que vai abalar o calendário de aulas 2023, nós somos os prejudicados e também temos que discutir o problema” reforçou Iago Costa, 17 anos, estudante da Escola Estadual Vidal de Negreiros, do município do Amapá, norte do estado.

CostaIago

A Secretaria de Educação, por meio da gestora Sandra Casimiro, recebeu os estudantes e apresentou as tratativas que estão sendo discutidas com o Sindicato dos Servidores Públicos da Educação do Amapá (SINSEPEAP).

“Estamos abertos ao diálogo com os estudantes, eles apresentaram suas preocupações, que também são as nossas e mostramos como está o debate com o sindicato e nosso anseio em busca de uma solução” explicou a secretária.

Que também ressaltou que alguns professores não vão aderir à paralisação, para estes o calendário escolar segue normal e para os que vão aderir, as aulas serão repostas no fim do período de recuperação escolar, portanto, a partir de janeiro de 2024.
Os estudantes que participaram da reunião foram das escolas estaduais; José Firmo, Sebastiana Lenir, Tiradentes, Colégio Amapaense, Gabriel Almeida Café, Nilton Balieiro, Vidal de Negreiros (Amapá), Mário Quirino e Osvaldina Ferreira (Ilha de Santana).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo