Fisioterapeuta amapaense Aluízio Araújo é campeão na Taça Libertadores da América de Futsal 2023
Mais um amapaense fazendo sucesso fora do Estado, o fisioterapeuta Aluízio Araújo ganhou a medalha do título da Taça Libertadores da América de Futsal 2023, com a equipe de Cascavel do estado do Paraná. A competição ocorreu na Venezuela e ele ganhou na função de chefe do departamento médico.
“Foi intenso o trabalho, dia e noite varando a madrugada atendendo os atletas, e toda noite eu agradecia a Deus pela oportunidade, pois não é todo dia que um amapaense sai do estado pra vencer na vida e profissão. Mas ali eu estava. Dia 28/05/2023 nos sagramos campeões”, relembra Aluízio.
Ele vive e trabalha no Paraná, no entanto, antes recebeu uma proposta para trabalhar no Kwait. Mas junto à família decidiu ficar no Brasil e aceitar a proposta da região sul. “Em meados de agosto de 2020 houve a primeira proposta de eu sair do Amapá, estava negociando com a seleção nacional de basquete do Kwait. As negociações estavam bem avançadas, foi quando a equipe do Cascavel Futsal entrou em contato lançando uma proposta para trabalhar como chefe do departamento médico deles. Conversei com minha família e optamos em ficar no Brasil e então eu me mudei para o Paraná”, lembra o fisioterapeuta.
Aluízio Araújo tem 34 anos, ex-jogador de futsal, e hoje conta com 13 anos em fisioterapia, cursou na faculdade por meio do programa de bolsa para atletas. Se especializou em Belém do Pará em Traumatologia Ortopedia e Esportiva e de lá pra cá procura sempre se qualificar cada vez mais na área esportiva, tendo oportunidade de acompanhar amigos que são profissionais no Corinthians e no Ceará de fortaleza. Além do Fustal, também trabalhou com Felipe Cabocão, no MMA.
“Em 2019, o Felipe Cabocão me foi apresentado através do mestre Willen Castilho para que eu pudesse cuidar dele nos ajustes finais para sua primeira luta no UFC, desde então não perdemos mais contato e passei a fazer parte de sua equipe de preparação”, informa.
Mas a trajetória de Aluízio Araújo teve um grande obstáculo, em 2020 ele ficou internado na UTI por conta da Covid-19, longe de casa, no hospital de Brasília.
“Em 2020 contrai a COVID-19, me levando a ficar internado em um hospital em Brasília pois estava em conexão voltando pro Amapá, foram dias de luta pela vida, foram 32 dias internado sendo 10 na UTI e bem no período do apagão que o Amapá sofreu, e por estar sozinho não conseguia contato com ninguém, da minha família, esposa, filhos, meus pais e meus irmãos, ninguém. Foi muito sofrido, porém venci com a graça de Deus e ao meu irmão que foi médico da linha frente no estado, e largou tudo pra ir cuidar de mim lá em Brasília junto com a equipe médica”, relembra ele.
Aluízio Araújo também é fisioterapeuta do atleta Endrick Santos, natural de Santana e que joga futebol e na seleção da Malásia o qual cuida desde 2020. Também é proprietário da clínica de fisioterapia PODOSPORTS, em Macapá. Te