Forças de segurança capturam foragidos e apreendem arma e dinheiro nos primeiros dias da Operação Hórus em Santana
Também foram apreendidos outros materiais ilícitos com os suspeitos durante a operação.
A segunda fase da ação do Governo do Estado de combate ao crime, iniciou no sábado, 12, e segue até segunda-feira, 21.
Nos três primeiros dias da segunda fase da Operação Hórus, realizada desde sábado, 12, no município de Santana, as forças de segurança do Amapá capturaram dois foragidos da Justiça e efetuaram duas prisões em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo e munições. Outros materiais, sem procedência legal comprovada, também foram apreendidos. A ação coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado de combate à criminalidade na Região Metropolitana de Macapá.
Um dos foragidos, acusado pelo crime de roubo, foi recapturado depois de um ano, após levantamento da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop/Sejusp), com apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Santana.
“Identificamos que o indivíduo estava com mandado de prisão preventiva em aberto, expedido desde agosto do ano passado, e, de imediato, ele recebeu voz de prisão”, explicou o delegado Mauro Ramos, titular da Delegacia de Santana.
Durante a operação, ainda no sábado, os agentes de segurança receberam uma denúncia anônima com informações da localização de foragidos armados com revólver, que estavam em deslocamento para Macapá. Equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA), com apoio de uma equipe do Batalhão de Força Tática da Polícia Militar (PM), conseguiram averiguar a veracidade da informação, que resultou na prisão de duas pessoas em flagrante, por posse de arma de fogo, e de um foragido, na área central da capital.
A prisão
A denúncia anônima informou a descrição e características do veículo em que os suspeitos estavam. Em diligências, os policiais também foram informados que alguns dos ocupantes do carro estariam em um hotel de Macapá.
Ao realizarem o monitoramento próximo ao estabelecimento avistaram um homem com as características fornecidas. O suspeito retornou para dentro do hotel, e, nesse momento, as equipes conseguiram entrar no quarto em que o suspeito estava hospedado e o prenderam em flagrante.
No cômodo, além do suspeito identificado estava outro homem, que também foi preso. Com eles foram encontrados um revólver calibre 38, munições e uma quantia em dinheiro de mais de R$ 1 mil. Os objetos apreendidos e os suspeitos foram encaminhados ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no bairro Pacoval.
Ainda segundo informações da denúncia anônima, um foragido foi recapturado pelas equipes policiais no bairro Perpétuo Socorro. Ele também foi apresentado no Ciosp do Pacoval.
Operação Hórus
Mais de 60 policiais militares atuam durante 24 horas por dia nesta etapa da operação, com policiamento ostensivo e preventivo especializado, incursões em áreas de risco, abordagens a suspeitos, barreiras no trânsito para averiguação de veículos, cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de embarcações na área portuária.
As ações em Santana são resultado das tratativas alinhadas pelo governador Clécio Luís junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que garantiu recursos para a extensão da operação, que atendia anteriormente apenas Oiapoque, por estar em área de fronteira, a outros municípios do estado.