Forças de Segurança do Amapá apreendem armas, drogas e prendem três pessoas em flagrante em Macapá e Santana
Com o reforço nas ações de Segurança Pública dentro do planejamento estratégico do Governo do Amapá, equipes de policiais apreenderam dez armas de fogo em Macapá, entre pistolas, revólveres e rifles. Além das armas, duas pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de armas e munições.
Em outra ocorrência, no município de Santana, houve apreensão de drogas e a prisão em flagrante de uma pessoa por tráfico de entorpecentes. As ações são decorrentes das Operações Hórus e Paz, uma iniciativa do Governo do Estado junto ao Ministério da Justiça para o combate à criminalidade em várias frentes de trabalho no Amapá.
“O Governo do Estado segue com um trabalho ostensivo ininterrupto no combate aos grupos criminosos no estado. A cada semana, os ciclos das operações são renovados e esta grande apreensão de armas demonstra a efetividade do trabalho integrado das forças de segurança do Amapá”, afirmou o secretário de Segurança, José Lima Neto.
Apreensão de armas
As ações aconteceram após levantamento de informações do setor de inteligência da Polícia Civil (PC-AP) com apoio da Coordenadoria de Inteligência e Operações, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Ciop/Sejusp) e do Grupo Tático Aéreo (GTA). O levantamento constatou que um homem estaria comercializando armamento em um carro na Rodovia do Curiaú.
Uma equipe formada por agentes do GTA e policiais civis da Delegacia de Santana localizou o veículo suspeito e, durante a revista veicular, encontrou quatro revólveres. O suspeito informou aos agentes que na casa dele haveria outras armas.
Na residência, foram encontradas mais seis armas de fogo, entre elas pistolas, revólveres, dois rifles de bala de ar comprimido modificados para receber cartuchos calibre 22, uma capa de colete balístico e diversas munições. Na moradia, duas dessas armas estavam escondidas em um quarto, que era ocupado por uma mulher. Ela também foi presa.
“Essas armas, provavelmente, seriam utilizadas por grupos criminosos para a prática de diversos crimes como roubos, homicídios e até amedrontar a população”, disse o sub coordenador do GTA, Muller Bryan da Silva.
Apreensão de drogas
Pela Operação Paz, em Santana, na sexta-feira, 20, os setores de inteligência da Sejusp e Polícia Civil conseguiram prender um homem em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A investida reuniu policiais da 1ª e 2ª Delegacia de Polícia de Santana (DPS), que conseguiram capturar o suspeito no bairro Paraíso.
De acordo com o delegado adjunto da 1ª DPS, Mauro Ramos, a abordagem ao suspeito aconteceu após a averiguação de denúncias anônimas.
“Fizemos um levantamento de inteligência e identificamos que o suspeito comercializava drogas no município. No local, apreendemos, dois quilos de crack e balança de precisão utilizada para a comercialização do material ilícito”, informou o delegado.