Cidadania

Garantia de direitos e defensa do SUS serão discutidos na 9ª Conferência Estadual de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde do Amapá (CES/AP) realiza no período de 10 a 12 de maio a 9ª Conferência Estadual de Saúde. O evento tem como objetivo acolher e discutir, com os municípios, as problemáticas da saúde no estado e juntos criar propostas que serão apresentadas, em julho, na 17ª Conferência Nacional de Saúde. O encontro será no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) com abertura a partir das 16hs.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, as etapas municipais da Conferência aconteceram nos 16 municípios do estado, e contou com a participação de gestores e sociedade civil, onde estes elaboraram relatórios que constam as necessidades na área da saúde de cada localidade.

Desses encontros, foram eleitos delegados que irão participar da etapa Estadual, onde, com os representantes do Conselho Estadual de Saúde irão planejar as propostas que serão levadas para a etapa Nacional.

“Agradeço a todos que se empenharam na realização das conferências municipais. Por ser o período chuvoso no Norte, as viagens a alguns municípios foram difíceis, mas, conseguimos apoiar e ajudar esses municípios na realização de suas conferências” comentou o presidente do conselho, Kliger Campos.

Presidente do conselho, Kliger Campos.

“Agora, com a entrega dos relatórios municipais, iremos juntar essas informações em uma única proposta e assim, apresentá-la na etapa Nacional”, conclui o presidente.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser inseridas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo