Política

Governador eleito Clécio Luís será empossado nas primeiras horas de 2023

Eleito em primeiro turno com 222.158 dos votos válidos, Clécio Luís Vilhena Vieira será empossado governador do Amapá durante a virada de ano, na Assembleia Legislativa nas primeiras horas do dia 1° de janeiro de 2023.

A sessão solene de posse do governador eleito e o vice, Antônio Teles Junior, está prevista para ocorrer por volta de 01h. Devem participar da solenidade 260 pessoas entre políticos, integrantes de órgãos de controle e convidados, além de jornalistas credenciados.

A cerimônia oficial vai seguir uma série de ritos como juramento, entrega de faixa e palavra do governador. Antes da solenidade, Clécio participa de uma festa popular ao lado do Teatro das Bacabeiras e da Praça Veiga Cabral, em frente à Igreja Matriz de São José.

Perfil

Clécio Luís Vilhena Vieira, tem 50 anos é o primeiro filho do cearense Sebastião Luís Vieira e Ana Maria Vilhena Vieira, amazônida, nascida nas ilhas do Pará. Tem três filhos: Clara, a Luiza e o Nando.

Iniciou sua trajetória profissional como produtor cultural. Foi militante do movimento estudantil em Macapá, egresso da Universidade Federal do Amapá na 1ª turma do Curso de Geografia. É especialista em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UPFA).

Aos 26 anos foi nomeado secretário de Estado da Educação, o mais jovem do Amapá e do Brasil. É fundador do Banco do Povo e no ano de 2001, exerceu a presidência da Agência de Fomento do Amapá (AFAP). Como Servidor Público, foi policial civil e é professor de Geografia.

Foi eleito pela primeira vez em 2004, como vereador e reeleito em 2008. Em 2012, foi eleito prefeito de Macapá e reeleito, em 2016.

Em 2022, foi eleito governador do Estado do Amapá com 222.158 de votos no primeiro turno das eleições.

Vice-governador: Antônio Pinheiro Teles Júnior

Economista, professor da Universidade Federal do Amapá, filho da Professora Angelina Amoras Teles e do Médico Antônio Pinheiro Teles, nascido em 20/06/1983.

É formado em Economia pelo Centro de Ensino Superior do Amapá e mestre em economia pela Universidade Cândido Mendes. O vice-governador eleito tem 15 anos de atuação na docência do Ensino Superior.

Durante a última gestão de governo no Amapá, atuou como técnico na coordenação e formulação de políticas públicas no Estado, ocupando vários cargos na Administração Pública.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo