Governo abre seminário técnico de combate ao Aedes Aegypti
No período de 5 a 8 de outubro, o Governo Estadual, em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde, realiza um seminário técnico expondo novas técnicas e planejamentos de combate ao Aedes Aegypti. O mosquito transmite várias doenças, como a Dengue, Zika e Chicungunha, e o debate em torno deste controle não deve ser abandonado. O evento ocorre no auditório da UEAP, em Macapá.
“A gente teve uma parada de acordo com as notas do Ministério da Saúde, para suspenção das atividades em campo para conter a pandemia da Covid , mas sempre foi uma preocupação, não deixou de ser uma preocupação”, comenta Rakel Barroso, gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS, ressaltando a importância de manter em pauta as ações e atenções voltadas para a luta contra o mosquito.
O objetivo do seminário é levar aos municípios as novas ferramentas de combate do Ministério da saúde e expor as formas de ajuda do governo do estado, enquanto os representantes de municípios expõem suas dificuldades e circunstâncias nesta luta.
Muitos projetos de pesquisa e planejamentos de ações em campo estão sendo mostrados no seminário, sempre valorizando técnicas de prevenção, visitas dos agentes de endemia, campanhas de conscientização e mobilização populacional, tudo que anteceder o uso do inseticida, que é o último recurso.
“Esta sendo visto ao longo do tempo uma resistência do mosquito ao inseticida”, ressalta Redivaldo Almeida, funcionário do Ministério da Saúde presente no seminário, onde novas formas de combate eram mostradas.
Nos dias 17 e 19 de novembro, um segundo evento semelhante será realizado, mas desta vez focando no combate à malária.